Prefeitura recupera emergencialmente redes de drenagens profundas da zona Centro-Oeste

19/01/2023 16h47

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), iniciou nesta quinta-feira, 19/1, o serviço de recuperação da rede de drenagem profunda da rua Cachoeira, bairro Redenção, zona Centro-Oeste da cidade. A ação imediata ocorre em decorrência da situação emergencial, uma vez que a antiga rede foi comprometida por conta dos muitos anos sem nenhum tipo de manutenção. O rompimento da tubulação provocou uma erosão e uma cratera no meio da via.

Uma equipe com dez servidores da Seminf trabalha na manutenção da rede de drenagem profunda, substituindo os tubos antigos e danificados por equipamentos novos de concreto armado em aduelas, oferecendo a vazão correta das águas, e evitando de forma eficaz novos problemas na área.

Outra frente de trabalho atua na rua 25, bairro Lírio do Vale. As equipes intensificam a recuperação de mais uma rede de drenagem profunda, que apresentou problemas na canalização, comprometendo o fluxo da rua e oferecendo risco a veículos e pedestres, que precisavam passar pela área. No local, as equipes corrigem a canalização e implantando nova tubulação em concreto.

De acordo com a engenheira responsável pelo Distrito de Obras da área, Socorro Diniz, o descarte irregular de lixo doméstico tem contribuído para o desanelamento e rompimentos de muitas das redes de drenagens, com o agravante das ligações irregulares nas redes de águas pluviais da prefeitura.

“A situação é complexa e a responsabilidade é de todos. Uma simples garrafa PET associada a uma sacola plástica descartada na rua são arrastados pelas chuvas para dentro das tubulações, causando grandes transtornos. A determinação do prefeito David Almeida e do secretário de Obras Renato Júnior, é que façamos a substituição e a ampliação das redes de drenagens por peças novas e mais modernas, retirando as ligações clandestinas, para entregarmos à população um serviço duradouro e de qualidade”, explicou a engenheira.

Além das drenagens profundas e superficiais, as equipes do distrito da zona Centro-Oeste realizam obras de recuperação, pavimentação asfáltica, meios-fios, sarjetas, entre outros serviços de infraestrutura. Em paralelo, seguem os trabalhos de recapeamentos com o programa “Asfalta Manaus”, que avança em todas as zonas da cidade.

Texto – Valesca Martins/ Seminf

Fotos – Divulgação/ Seminf