Prefeitura de Manaus recupera rede de drenagem no conjunto Vieiralves

19/01/2023 15h26

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), iniciou obras no conjunto Vieiralves, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul da cidade. Nesta quinta-feira, 19/1, as equipes trabalham nos serviços de recuperação de uma rede de drenagem rompida, na rua Itannana, uma vez que a antiga rede foi danificada pelo acúmulo de lixo e oferecia um risco de desabamento parcial da via.

Uma equipe com 12 servidores, com o auxílio de uma retroescavadeira, trabalha na desobstrução e na substituição das peças danificadas por tubos novos em concreto e ferro, uma tecnologia mais moderna que irá garantir maior durabilidade ao serviço.

De acordo com o chefe da Divisão de Dragagem e Drenagem da Seminf, engenheiro Ednaldo Ramos, a rede de drenagem muito antiga, associada ao grande acúmulo de lixo nos tubos, provocou mais um rompimento de tubulação na cidade.

“Por se tratar de uma área comercial, com grande fluxo de pessoas, o descarte de lixo nas ruas é grande e todo lixo jogado na via é arrastado para dentro das tubulações durante as chuvas, provocando obstruções e rompimentos. A determinação do prefeito David Almeida e do secretário de Obras, Renato Júnior, é fazer a substituição das peças danificadas por tubos mais amplos, de tecnologia mais avançada, que darão a vazão necessária às águas pluviais da área”, explicou o engenheiro.

Finalizada a obra na rede de drenagem, a rua Itannana receberá no trecho atingido, recuperação asfáltica e outros serviços básicos.

As equipes dos Distritos de Obras da Seminf, além da recuperação das drenagens profundas e superficiais, realizam a instalação  de meio-fio e sarjeta e obras de pavimentação asfáltica, entre outras ações básicas necessárias para melhorar a infraestrutura das comunidades.

Texto – Valesca Martins / Seminf

Fotos – Divulgação / Seminf