Prefeitura de Manaus inicia inscrição para os voluntários do programa ‘Tempo de Aprender’

20/03/2023 16h22

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou, nesta segunda-feira, 20/3, as inscrições do Processo Seletivo Simplificado (PSS), para os voluntários do “Tempo de Aprender”. O programa do governo federal tem como objetivo melhorar a qualidade da alfabetização em todas as escolas públicas do país, trabalhando as habilidades da leitura e da escrita.

O processo de inscrição termina nesta quarta-feira, 22/3, e inclui 24 unidades de ensino da Divisão Distrital Zonal (DDZ) rural, na rodoviária e da zona ribeirinha, com um total de 21 vagas para os candidatos.

De acordo com a vice-coordenadora do programa “Tempo de Aprender” na Semed, Raimunda Freitas, quem deseja participar do processo precisa ficar atento ao período exigido pelo programa. Para ela, essa função é muito importante, pois os voluntários vão dar um apoio pedagógico ao professor em sala de aula.

“Esclarecemos que as inscrições começam hoje e encerram no dia 22 deste mês. Não percam, façam parte desse processo educativo, porque o objetivo é elevar o processo de alfabetização das crianças, melhorando o desenvolvimento na leitura, na escrita, bem como no pensamento lógico matemático. O prefeito de Manaus, David Almeida, e a professora Dulce Almeida estão preocupados com esse processo de alfabetização, para cada vez mais melhorarmos e contribuirmos para o desenvolvimento integral da criança que faz parte do ensino fundamental”, explicou.

Programa

A iniciativa “Tempo de Aprender”, desenvolvida pelo governo federal em parceria com a Semed, conta com 261 unidades de ensino, beneficiando aproximadamente 30 mil alunos do 1º e 2º anos do ensino fundamental e com efetivo de 289 assistentes de alfabetização.

Nessa primeira fase, as inscrições podem ser feitas na sede da DDZ rural para os candidatos das escolas da rodoviária. Já os interessados da área ribeirinha devem procurar a própria escola municipal onde lecionam para fazer o cadastro. Podem se inscrever, acadêmicos do 3º período e formados em Pedagogia, e quem têm o Magistério, além do ensino médio completo para os candidatos da zona ribeirinha.

A segunda fase do programa será no período de 4 e 5 de abril, com o resultado final dos aprovados e a convocação. Já a apresentação será no dia 6 de abril nas escolas municipais. De acordo com a Lei do Voluntariado, nº 9.608 de 18 de fevereiro de 1998, o participante recebe um valor de R$ 150, por turma, para transporte e alimentação. Os voluntários vão receber pela quantidade de turma, que pode ser de uma até oito.

Os documentos necessários para os assistentes de voluntários são: RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade do Magistério ou ensino médio completo, comprovante de escolaridade (diploma de conclusão de curso para candidatos graduados, acompanhado do histórico escolar, ou declaração de matrícula da instituição de ensino superior (IES), currículo atualizado. Vale ressaltar que vai ser reservado para as Pessoas com Deficiências (PcDs), um percentual de 5% do total das vagas.

Texto – Paulo Rogério/ Semed

Fotos – Altemar Alcântara/ Arquivo Semcom