Prefeitura de Manaus faz visita técnica em fábrica de farinha e goma de tapioca

27/04/2023 17h44

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), visitou nessa quarta-feira, 26/4, a fábrica Galo da Serra, localizada no ramal do Brasileirinho, produtora de farinha amarela, farinha de tapioca e goma de tapioca de produção local.

Com mais de uma década, a fábrica iniciou as atividades de forma artesanal em um pequeno galpão improvisado e, hoje, é uma das maiores fábricas de farinha de tapioca da região Norte, com uma produção média anual de 1.200 toneladas de farinha de tapioca e 1.080 toneladas de goma.

Com intuito de conhecer o trabalho e as técnicas aplicadas, que são sucesso na fábrica, a equipe da Semacc esteve no local acompanhando a logística do funcionamento da empresa e fechar futuras parcerias.

De acordo com o titular da Semacc, Wanderson Costa, a prefeitura iniciará o cultivo da maniva, onde vai produzir a mandioca que é a matéria-prima fundamental para a produção de derivados da mandioca.

“A nossa visita técnica tem o intuito de conhecer toda a estrutura da fábrica que está em processo de ampliação. Os proprietários buscaram a Semacc para ver o que podemos contribuir e incentivar a cadeia produtiva da mandioca, pois eles precisam da matéria-prima para a fábrica, e irão precisar de uma grande produção de maniva. E diante dessa necessidade, eles buscam junto à prefeitura a possibilidade de incentivar a produção. Nosso interesse é grande, a proposta é enriquecedora para nossa cadeia produtiva, junto ao agricultores familiares”, explicou Costa.

Ainda de acordo com o secretário da Semacc, com esse cultivo da maniva, a futura parceria será de grande incentivo para a comunidade agrícola,  pois a colheita já terá garantia de compra.

Para Klebson Dantas, gerente de produção da fábrica, o intuito é encontrar parceiros como a Prefeitura de Manaus, que sempre incentivam os produtores e com produção agrícola certa a fábrica tem interesse em comprar os produtos.

“Estamos felizes com essa visita amigável e técnica da prefeitura aqui na nossa fábrica. Temos acompanhado o fomento que o prefeito David Almeida tem dado ao pequeno agricultor, e isso nos deixa bem otimistas para futuramente comprarmos essas produções de maniva, fomentar junto a Semacc, a produção, além de gerar emprego e renda”, concluiu Dantas.

O incentivo da produção de mandioca é uma cultura que vem sendo  intensificada na administração do prefeito David Almeida, junto ao programa Manaus mais Agro, desde o início de 2021.

Texto – Polyana Brelaz / Semacc

Fotos – Gildo Smith / Semacc