Prefeito entrega unidade de pequeno porte na zona Oeste totalmente revitalizada

05/06/2023 18h07

Prosseguindo com o trabalho de fortalecimento da rede de assistência à saúde da capital, o prefeito de Manaus, David Almeida, entregou nesta segunda-feira, 5/6, a Unidade de Saúde da Família (USF) O-48, localizada no Parque Riachuelo, no bairro Tarumã, zona Oeste da capital, totalmente reformada. Gerenciada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a unidade tem capacidade para atender mais de quatro mil famílias da região.

“Estamos entregando uma unidade totalmente reformada, tanto na parte estrutural como na parte material, equipe de saúde completa e isso vai dar oportunidade de melhor atendimento à população aqui da área, quase cinco mil pessoas são cadastradas e serão atendidas por essa unidade básica”, disse Almeida.

O chefe do Executivo municipal acrescentou ainda, que além da modernização de estabelecimentos de saúde de pequeno porte, a Prefeitura de Manaus vai realizar reformas, ampliações e construções com o objetivo de qualificar a infraestrutura da atenção básica na capital.

“Nós temos as unidades porte 4, que são as maiores unidades que estamos construindo simultaneamente, assim como unidades porte 3, que são novas estruturas que nós vamos entregar nos próximos meses na cidade de Manaus”, pontuou.

A USF O-48 é uma unidade porte 1 que passou por reformas estruturais internas e externas, aquisição de equipamentos, mobiliários, pintura, cobertura, manutenção e jardinagem. A modernização da unidade permitirá que os usuários tenham mais conforto e acolhimento nos atendimentos ofertados pelo estabelecimento de saúde.

O local possui 132 metros quadrados de área construída e conta uma equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) formada por médico, enfermeiro, cirurgião dentista, assistente de saúde bucal, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

O enfermeiro Luiz Urrutia, responsável pela unidade, explica que além de consultas médicas e de enfermagem, a carteira de serviços da unidade oferta coleta de exame preventivo e de material para exame laboratorial, aplicação de vacinas do calendário básico, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, retirada de pontos, realização de curativos, dispensação de medicamentos e outros.

“A gente espera que a população esteja satisfeita, com melhor acesso aos atendimentos, equipe completa, vacinas, serviços com todo conforto, que é exatamente o que a população merece”, completou Luiz.

A USF funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, com ações de acompanhamento e promoção da saúde da equipe aos moradores referenciados na unidade.

Até o ano que vem, a Prefeitura de Manaus deve entregar mais 75 novas obras, compreendendo tanto a construção de unidades básicas de porte 4, quanto reformas e revitalizações.

Texto – Beathriz Torres / Semcom e Divulgação / Semsa

Fotos – Dhyeizo Lemos / Semcom