Prefeitura de Manaus realiza nova edição da ‘Mostra de Pesquisa Científica em Saúde’

Por Prefeitura de Manaus

29/07/2025 16h01

A Prefeitura de Manaus promove, nesta quarta-feira, 30/7, a “8ª Mostra de Pesquisa Científica em Saúde”, com a apresentação de trabalhos desenvolvidos nas unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) por pesquisadores de instituições de ensino superior. A programação, organizada pela Escola de Saúde Pública (Esap Manaus), acontece das 8h às 17h, na faculdade Martha Falcão Wyden, na rua Natal, 300, bairro Adrianópolis.

A mesa de abertura terá a presença da secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, do subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, e da diretora da Esap Manaus, Karina Cerquinho, ao lado da reitora da faculdade Martha Falcão Wyden, Carla Sena Batista, e da diretora técnico-científica em exercício da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Ana Cláudia Maquiné Dutra.

Participam da mostra 39 pesquisadores de diferentes instituições de ensino superior, da iniciação científica ao doutorado, apresentando estudos desenvolvidos em unidades de saúde da rede municipal, nas áreas da Atenção Primária, Saúde do Idoso, Saúde Bucal, Saúde da Mulher, Vigilância Epidemiológica e Ambiental, entre outras.

A palestra de abertura da mostra, às 9h, ficará a cargo do doutor em Epidemiologia e Saúde Pública, Daniel Barros de Castro. Abordando o tema “Do prompt à publicação: uso da IA na pesquisa científica”, ele apresentará reflexões atuais sobre o uso da inteligência artificial como ferramenta de apoio à ciência.

A programação inclui, ainda, a “3ª Jornada de Iniciação Científica Paic Esap/Semsa – 2024/2025”, realizada em parceria com a Fapeam. Na agenda, estudantes de graduação vão apresentar os resultados de estudos desenvolvidos em diferentes cenários de prática da Semsa, sob a orientação de servidores da secretaria.

SERVIÇO:

O quê – 8ª Mostra de Pesquisa Científica em Saúde da Prefeitura de Manaus

Quando – Quarta-feira, 30/7

Horário – 8h

Local – Faculdade Martha Falcão Wyden, rua Natal, 300, bairro Adrianópolis – https://maps.app.goo.gl/j8wwANMqoPAZYwAj9