NOTA

Por Prefeitura de Manaus

06/09/2025 19h15

Icone audio
37 ocorrências após fortes chuvas

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), esclarece que as imagens divulgadas a respeito do tratamento com um vendedor ambulante no evento “#SouManaus Passo a Paço 2025”, do dia 5/9, tratassem de um caso isolado. O trabalho realizado pela Semacc ocorreu de forma organizada desde às 13h, garantindo o ordenamento e a tranquilidade na comercialização do comércio informal.

O ambulante envolvido nas imagens apresentava sinais de embriaguez alcoólica, não possuía crachá de autorização para atuar no evento, não participou do curso preparatório de manipulação de alimentos para o evento e ainda comercializava churrasco no espeto — prática proibida por lei. O cidadão foi orientado três vezes a se retirar da área e informado de que a venda de churrasco em espetos é expressamente proibida.

A Prefeitura de Manaus reforça que os empreendedores que ocupam a área externa do evento comercializando comida participaram de um processo regular, por meio de cursos de manipulação de alimentos oferecido pela prefeitura, que divulgou as vagas em todas as suas plataformas oficiais, com o objetivo de preparar e orientar os trabalhadores do comércio informal para atuarem de forma correta e regular durante o festival.