Em penúltima visita do ‘Vivendo o Nosso Centro’, grupo conhece mais da história de Manaus e da revitalização do espaço pela prefeitura

11/11/2023 15h45

Educação patrimonial do projeto Vivendo o Nosso Centro #paratodosverem Público diversificado recebendo informações em frente a edificação histórica

Um grupo diversificado, de várias faixas etárias e profissões, realizou o tour da educação patrimonial do “Vivendo o Nosso Centro”, da Prefeitura de Manaus, neste sábado, 11/11, na penúltima visita dentro do programa “Nosso Centro”, que promove a revitalização do centro histórico da capital.

O tour tem coordenação do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), com apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) do Amazonas, da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) e da Comissão Técnica para Implementação e Revitalização do Centro Histórico de Manaus.

O diretor de Planejamento do Implurb, o arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro, lembrou que a ideia da educação patrimonial é fazer este mergulho na história da cidade e de como ela se desenvolveu ao longo das décadas, recebendo diversas intervenções, como as que acontecem agora no “Nosso Centro”.

“O roteiro faz esse circuito, uma viagem histórica, patrimonial, da ancestralidade e da memória, passando por edificações e ruas importantes, seguindo para os locais onde acontecem as obras. E ainda temos duas exposições no caminho, uma no Museu da Cidade de Manaus (Muma) e outra na sede do Iphan-AM”, explicou o arquiteto.

Visitantes

Entre os participantes, estava o jornalista Anderson Vasconcelos, que ficou impressionado em poder estar num lugar que é seu xodó na cidade e poder descobrir muito mais da história e memória afetiva de Manaus.

“Sou um frequentador do Centro e este projeto é fundamental para fazer resgate da nossa ancestralidade, da história, da nossa cidade, e ter conexões com nossa existência. Iniciativas como essas são especiais e a prefeitura está de parabéns pelo projeto, experiência que, mais do que visual e sensorial, estimula a conexão com a história e é essencial para quem valoriza a cidade”, disse Vasconcelos.

Para a estudante Ayra Melissa, de 16 anos, foi um sábado de muito conhecimento e curiosidades sobre a capital e a própria Amazônia, fauna e flora. “Conheci sobre as seringueiras plantadas na praça Dom Pedro 2º e no museu da cidade tive a explicação de arqueologia e da nossa ancestralidade indígena. E sobre as obras, estou na torcida para ver como vai ficar, especialmente o mirante, de poder aproveitar a paisagem e o rio. Manaus é muito grande e tem coisas que nem sabemos que existem aqui”, comentou.

A estagiária Adriane Bentes reforçou que a iniciativa é muito importante para o enriquecimento cultural e essencial para aprender mais sobre seus ancestrais e de que forma está envolvida na história de Manaus, do centro histórico. “Muita gente não conhece essa parte do Centro, não conhece a história, e o roteiro faz toda essa explanação, apresentando um pouco do atual ambiente no qual a gente vive”.

A próxima visita acontecerá no dia 25 de novembro, para um novo grupo com 50 pessoas. A participação garante horas complementares para estudantes de ensino superior e servidores públicos. Para ter direito à declaração de participação, que pode garantir horas complementares conforme o curso superior, os interessados devem realizar as inscrições prévias e assinar a lista de presença no roteiro.

Ao final de cada visita, em até 10 dias úteis, os participantes vão receber um certificado digital de atividade extracurricular complementar, que será enviado, posteriormente, para o e-mail informado na pré-inscrição.

Gratuito

A participação no tour é gratuita, mediante inscrição prévia via formulário. O roteiro acontece sempre aos sábados, entre 8h e 11h, percorrendo edificações, ruas e espaços de patrimônio e histórico na área central da cidade, fazendo um novo mergulho no programa “Nosso Centro”, executado pela prefeitura e lançado pelo prefeito David Almeida.

Para os interessados em participar do programa, a equipe da Gerência de Patrimônio Histórico (GPH) faz a divulgação do link para as inscrições 10 dias antes de cada sábado. O próximo link, para a visita do dia 25/11, será divulgado no Instagram do Implurb no dia 15/11, às 12h.

O circuito passa pelos pontos de obras, mas antes, seu início acontece na praça Dom Pedro I2, seguindo para o Muma, no paço da Liberdade, e rua Bernardo Ramos. O grupo passa pelas primeiras intervenções do “Nosso Centro” e finaliza a visita com uma ida ao Palácio Rio Branco e à sede do Iphan-AM, localizada nos números 13 a 17 da travessa Dr. Vivaldo Lima, na área portuária da capital.

Em todos os pontos é feita a contextualização histórica e arquitetônica com ênfase nos estilos e tipologias e, no caso das intervenções em curso pela prefeitura, a ênfase será no tipo de construção e adaptação ao novo uso.

Obras

A prefeitura realiza, atualmente, três obras urbanísticas no Centro: mirante Lúcia Almeida, casarão Thiago de Mello e largo de São Vicente.

Texto – Cláudia do Valle / Implurb

Fotos – Clóvis Miranda / Semcom