Prefeitura realiza o Dia ‘D’ da Interculturalidade Indígena nas escolas municipais de Manaus
07/05/2025 16h53


A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta quarta-feira, 7/5, o Dia “D” da Autodeclaração Indígena, em comemoração ao Dia dos Povos Indígenas, celebrado no mês de abril. A ação faz parte do projeto Macro de Alfabetização e Letramento Bilíngue e Ações de Revitalização Linguística e Cultural nas Escolas Indígenas de Manaus. O objetivo é promover ações interculturais que propiciem esclarecimentos, experiências e reflexões sobre as culturas indígenas, com uma programação com palestra, roda de conversa e atividades culturais.
A programação é realizada pela Gerência da Educação Escolar Indígena (GEEI), Departamento de Ensino Fundamental (DEF) e Departamento de Gestão Educacional (Dege) da secretaria. Na modalidade de ensino, a Semed conta com quatro Escolas Municipais de Educação Escolar Indígena, 23 Espaços de Estudos de Língua Materna e Conhecimentos Tradicionais Indígenas (EELMCTI) e 239 unidades de ensino, que têm alunos indígenas matriculados. No total, são atendidos 1.251 estudantes na rede, que é trabalhado sete línguas, como Tikuna, Tukano, Kokama, Karapanã, Sateré-Mawé, Kambeba e Nheengatu.
Para a gerente da GEEI da Semed, Eneida Afonso, a ação é uma sequência do trabalho que foi realizado ano passado, já que Manaus tem 71 mil indígenas autodeclarados.
“Com o trabalho do ano passado e deste, pretendemos duplicar o quantitativo, que hoje já temos mais de mil alunos na rede. Essa ação está sendo realizada aqui na escola Santa Rosa, porque estamos dentro de um bairro indígena, onde temos 1,5 mil estudantes matriculados e destes, somente 206 são autodeclarados. Esse trabalho é feito pela prefeitura também para que a cultura indígena seja levada para toda comunidade escolar, seja conhecida, reconhecida, respeitada e que esses alunos sejam incluídos nas escolas municipais”, comentou.
Programação
A Escola Municipal Santa Rosa 2, na comunidade Parque das Tribos, bairro Tarumã, zona Oeste, conta com 1.505 estudantes, entre educação infantil e ensino fundamental (1º ao 9º). Segundo a gestora Thatiane Gusmão, a unidade possui 247 alunos indígena de 36 etnias, como por exemplo, Waro (Venezuela), Tikuna, Kambeba, Munduruku, Karapanã, Baré, entre outras.
“A escola fica muito honrada em receber esse evento já que estamos localizados na área Urbana de Manaus, onde possui a maior concentração de indígena, com 36 etnias de alunos matriculados. Nossa escola não é indígena, mas possuímos muitos estudantes declarados. Esse trabalho fica concentrado ao longo do ano, mas em abril e maio é que a gente trabalha a questão dos povos originários. Nós temos várias lideranças indígenas que vem para a escola apresentar essa cultura ancestral, não só a parte do grafismo, mas conhecimento de plantas, histórias e lendas repassados para os nossos alunos”, disse.
Da etnia Mura, Karina Mirelly Oliveira Medeiros, aluna do 9º ano, acompanhou toda a programação e considera a temática importante para que todos possam entender, aceitar e valorizar a cultura indígena, na qual todos fazem parte.
“Esse dia é muito importante para nós, até para aqueles alunos que não se reconhecem como indígenas, mas são, porque todos nós nascemos com traços indígenas. Todos nós temos que ter orgulho e não vergonha dos nossos povos originários. É preciso saber que os povos originários eram guerreiros, batalhadores e isso é muito importante nos dias de hoje. As crianças têm que crescer sabendo da sua história”, completou.
— — —
Texto – Paulo Rogério Veiga/ Semed
Fotos – João Viana / Semcom e Mário Oliveira/ Semed
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCdpVB