Prefeitura orienta população sobre prevenção e cuidados no Dia Mundial do Diabetes

Por Prefeitura de Manaus

13/11/2025 18h07

Icone audio
#paratodosverem – Médico da Semsa realizando atendimento a idosa

Em atenção ao Dia Mundial do Diabetes, na sexta-feira, 14/11, e à campanha “Novembro Diabetes Azul”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), reforça a importância da alimentação saudável e da atividade física para prevenção e controle da condição, e dos cuidados para a promoção da saúde e qualidade de vida das pessoas com diabetes.

Associado a complicações no coração, rins e outros órgãos, o diabetes é hoje um dos maiores desafios à saúde pública no Brasil e no mundo, e afeta 16,8 milhões de pessoas no país, conforme dados da Federação Internacional do Diabetes. Em Manaus, 135.045 pessoas com a doença são acompanhadas pelas equipes da rede municipal de saúde, segundo registros da Semsa.

A chefe do Núcleo de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Circulatórias e Diabetes da Semsa, enfermeira Phamela Costa, aponta o sedentarismo, o estresse e a alimentação rica em açúcar e gorduras como fatores de risco do diabetes tipo 2, que corresponde a 90% dos casos da doença, e do diabetes gestacional, que ocorre na gestação.

“Prevenir o diabetes requer justamente a adoção de estilos saudáveis de vida, como a prática de atividades físicas regulares, manter uma alimentação equilibrada, controlar o estresse e ter uma rotina de sono adequada”, orienta a servidora.

Phamela explica que o diabetes se caracteriza pelo excesso de glicose (açúcar) no sangue, decorrente da falta ou má absorção do hormônio que atua no metabolismo da substância, a insulina. Em longo prazo, aponta a gestora, a hiperglicemia pode levar a complicações diversas, como doenças cardiovasculares e problemas nos olhos, rins e nervos.

Para o controle da condição e a prevenção de complicações, aponta Phamela, o usuário diabético precisa ter um acompanhamento regular de saúde na unidade básica. “Ele deve ir a consultas com enfermeiro, médico e outros profissionais de saúde e realizar exames regulares, como o exame de lesões diabéticas, que deve ser feito pelo menos uma vez a cada ano, além de incluir hábitos saudáveis na sua rotina de vida”.

Phamela informa que a Semsa vem promovendo ações de saúde em toda a rede municipal, ao longo deste mês, para informar e sensibilizar a população sobre o  diabetes e seus riscos, como parte da campanha “Novembro Diabetes Azul”. Neste ano, relata, a mobilização traz o tema “Diabetes e bem-estar no trabalho”, destacando os cuidados e o acompanhamento adequado como forma de assegurar a qualidade de vida e autonomia para pessoas que convivem com a condição.

“Reforçamos as ações de educação em saúde, com rodas de conversa, palestras e orientações de equipes multiprofissionais para os usuários, destacando fatores de risco, prevenção e controle do diabetes, e promoção do autocuidado entre pessoas com a doença”, informa.

As unidades estão intensificando ainda as ações do programa Hiperdia, voltado ao acompanhamento de usuários diabéticos e hipertensos, além da oferta de serviços e exames como o índice tornozelo-braquial (ITB) e a avaliação neuromotora. “Esses são exames essenciais para prevenir lesões diabéticas, que afetam principalmente pernas e pés e que podem causar incapacidades físicas entre os pacientes”.

Programação

Um dos destaques da agenda do “Novembro Diabetes Azul” é uma ação de saúde especial referente ao Dia Mundial do Diabetes, que acontece nesta sexta-feira, 14/11, na Unidade de Saúde da Família (USF) Silvio Santos, na zona Oeste.

A ação, que inicia às 9h, no Espaço Saúde da USF, terá palestras sobre o autocuidado para o controle do diabetes, destacando a atenção à alimentação e à saúde bucal, além de atividades físicas de alongamento e de prevenção de incapacidades dos pés.

O “Novembro Diabetes Azul” da Semsa segue até o fim do mês, com ações em mais de 60 unidades dos cinco Distritos de Saúde da secretaria, Sul, Norte, Leste, Oeste e Rural.

—- —- —- 
Texto – Jony Clay Borges / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa