Prefeitura de Manaus reinaugura Creas na zona Sul da capital 

Por Prefeitura de Manaus

27/03/2024 19h47

Icone audio

Revitalizando mais um equipamento socioassistencial da capital amazonense, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), entregou, nesta quarta-feira, 27/3, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Sul à comunidade do bairro Japiim e territórios adjacentes. 

A fim de garantir um espaço mais seguro, confortável, digno e humanizado para servidores e usuários, a unidade passou por uma revitalização completa de seus ambientes internos e externos.

Diferente dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), que trabalham no intuito de prevenir situações de risco social e na garantia de direitos de famílias em situação de vulnerabilidade social, os Creas são responsáveis pelo atendimento de famílias e indivíduos que já tiveram seus direitos violados de alguma forma. Os principais casos referenciados para o acompanhamento nessas unidades incluem situações de abuso e exploração sexual, trabalho infantil, violência doméstica, discriminação em decorrência da orientação, raça ou etnia dos usuários, entre outros. 

“Devolvemos hoje para a sociedade manauara mais um importante equipamento socioassistencial de nossa cidade. O Creas possui um papel fundamental no atendimento de famílias que já tiveram seus direitos violados, que já passaram pelos mais diversos traumas, então é muito gratificante e significativo que possamos entregar um espaço à altura desta tarefa”, destacou o secretário Eduardo Lucas, da Semasc.

Entre os principais trabalhos realizados na unidade, destacam-se a troca de divisórias, pisos e revestimentos cerâmicos, reordenamento de suas salas, revisão de instalações elétricas, hidrossanitárias e de lógica. Para a chefe da Divisão de Média Complexidade do Departamento de Proteção Social Especial da Semasc, Marcia Helena Braga, o processo de revitalização possui um papel crucial na melhoria do atendimento dos usuários já referenciados no equipamento. 

“Um espaço novo e revitalizado, dentro da questão humanitária, vai contribuir para esse processo de ressignificação dos usuários que chegam aqui fragilizados e em um intenso sofrimento, além de garantir aos servidores um meio físico de facilitar o trabalho já realizado”, explicou. 

A coordenadora do Creas Sul, Renata Queiroz, celebrou a reinauguração, destacando a retomada dos trabalhos da equipe técnica no novo espaço. 

“É com muita alegria que finalmente podemos dizer que estamos de braços abertos para a população da zona Sul novamente, com um novo ambiente e uma equipe técnica capacitada e mais do que disposta a receber aqueles que precisarem do nosso atendimento”, concluiu.

– – – 

Texto – Guilherme Pacheco / Semasc 

Fotos – Valdo Leão / Semcom