Estudo de boas práticas de sustentabilidade e eficiência fiscal de servidores da Prefeitura de Manaus é selecionado para apresentação em conferência latino-americana

Por Prefeitura de Manaus

20/10/2025 18h01

Icone audio
Destaque #pratodosverem – Representantes da CGM com o convite para a 36ª Conferência Interamericana de Contabilidade (CIC) em Assunção, no Paraguai

As iniciativas sustentáveis adotadas pela gestão do prefeito David Almeida ganham destaque em nível internacional por meio do reconhecimento do estudo “Compliance Verde na Amazônia: Relatórios de Sustentabilidade e Economia de Custos – Case da Prefeitura de Manaus/AM”, de autoria de servidores da Controladoria-Geral do Município (CGM). As boas práticas serão apresentadas na 36ª Conferência Interamericana de Contabilidade, após aprovação pelo comitê técnico do evento a ser realizado em Assunção, no Paraguai, nos dias 22, 23 e 24/10.

O estudo, realizado pelo diretor de Departamento de Controladoria, Joabe Riker; pelo diretor de Área de Apoio à Gestão, Gleuson Chaves; e pela controladora-geral adjunta do município, Lucilene Viana, aborda sobre a necessidade de desenvolver relatórios de sustentabilidade que quantifiquem os impactos ambientais e sociais e usa a implementação das ecobarreiras e o Programa Manaus Mais Limpa como objetos de pesquisa, demonstrando a redução de custos e o retorno financeiro de investimentos em gestão de resíduos e saneamento.

“A aprovação do estudo realizado pela Prefeitura de Manaus é um passo significativo para a cidade e sua população, especialmente quando se trata de um tema tão relevante como a sustentabilidade e a preocupação ambiental. Manaus, com sua rica biodiversidade e os desafios associados ao desenvolvimento urbano, necessita de iniciativas que promovam um crescimento equilibrado e sustentável”, destaca Lucilene Viana, ao comentar sobre o desafio de equilibrar o desenvolvimento urbano e a consciência ambiental.

A controladora-adjunta do município ratifica o compromisso em promover projetos que atendam ao bem-estar social e que contem com a participação da população.

“Este estudo demonstra a visão da gestão em alinhar as ações públicas às necessidades da sociedade, contribuindo para a preservação ambiental enquanto busca retorno positivo em termos de aprovação social. A participação da comunidade nas discussões e decisões acerca de projetos sustentáveis é fundamental para garantir que as iniciativas reflitam os interesses da população. Além disso, os investimentos direcionados a esses projetos não apenas potencializam iniciativas que favorecem a sustentabilidade, mas também promovem o desenvolvimento econômico local. Quando a gestão municipal prioriza projetos que integram práticas sustentáveis, ela não apenas melhora a qualidade de vida dos cidadãos, mas também valoriza a imagem de Manaus como um exemplo de comprometimento com a causa ambiental”, pontuou Lucilene Viana.

Para a gestora da CGM, o estudo confirma o potencial para atrair investimentos que irão impactar positivamente a capital amazonense e a vida do cidadão, a longo prazo.

“Em síntese, a aprovação deste estudo é um reflexo de um compromisso contínuo com o futuro de Manaus, que busca harmonizar crescimento econômico com a responsabilidade ambiental, beneficiando tanto a sociedade quanto o meio ambiente. Essa trajetória pode atrair mais investimentos, resultando em uma cidade mais saudável e próspera para as futuras gerações”, exaltou.

Joabe Riker destacou a importância do estudo para a prefeitura, reforçando o compromisso da gestão em trabalhar políticas públicas e projetos que levem Manaus ao reconhecimento internacional na pauta da sustentabilidade.

“Este trabalho é a materialização do compromisso inegociável da nossa gestão em elevar os padrões dos projetos desenvolvidos pela prefeitura em um cenário interamericano, pautando-os pela inovação e, acima de tudo, pela sustentabilidade. A importância do estudo para a prefeitura reside justamente em munir nossas políticas públicas de dados, visão estratégica e excelência técnica, pavimentando o caminho para que Manaus alcance o merecido reconhecimento internacional na pauta da sustentabilidade”, concluiu.

— — —

Texto e foto – Oliveira Junior/CGM