Prefeitura promove treinamento sobre código de ética e palestra sobre combate ao assédio

Por Prefeitura de Manaus

17/10/2025 19h23

Icone audio
#paratodosverem – Palestrante durante treinamento

A Prefeitura de Manaus segue avançando com a implementação de boas práticas no âmbito interno. Nesta sexta-feira, 17/10, a Controladoria-Geral do Município (CGM) realizou uma reunião que contempla mais uma etapa do Programa de Integridade e Compliance direcionado aos servidores da gestão municipal, com a divulgação e disseminação do “Código de Ética do Agente Público e da Alta Administração do Município de Manaus” e da “Cartilha de Prevenção e Combate ao Assédio”, elaborados pela CGM. O treinamento ocorreu no auditório da Casa Militar, localizado na avenida Compensa, Vila da Prata, zona Oeste.

A controladora-geral adjunta do município, Lucilene Viana, considera fundamental a forte divulgação dessas ferramentas dentro dos órgãos da prefeitura. “Essa pauta está ligada ao Programa de Integridade e Compliance, editado pelo prefeito David Almeida, e nesse momento nós estaremos enfatizando o código de ética e a cartilha de combate ao assédio para os responsáveis pela área de Recursos Humanos dos órgãos da prefeitura, sendo uma forma de disseminar tão importantes matérias. Com isso a Prefeitura de Manaus avança no programa de integridade em todas as pastas municipais para melhor oferecer os serviços à cidade de Manaus”, explicou.

O diretor do Departamento de Controladoria, Joabe Riker, ressaltou o compromisso dos representantes do setor de Recursos Humanos dentro das secretarias municipais e pontuou sobre o combate ao assédio. “Nós estamos disseminando o código de ética e a cartilha de prevenção e combate ao assédio junto a todos os servidores da prefeitura. Para a sua ampla divulgação, esses instrumentos necessitam da presença do setor de Recursos Humanos nessas temáticas para ajudar a implementar o programa de integridade”, pontuou.

A reunião foi direcionada aos representantes dos Departamentos de Recursos Humanos dos órgãos da prefeitura, bem como aos servidores da Equipe Técnica de Integridade e Compliance (ETICo) de cada secretaria.

“É importantíssima essa iniciativa da CGM para que possamos levar às secretarias e replicar todas essas informações, e assim ter a difusão de todo esse conteúdo que é muito importante para o servidor do município de Manaus”, exaltou a subsecretária de Assuntos Administrativos e de Governo da Casa Civil, Roberta Santos, presente na reunião.

O evento também contou com a presença da doutora Priscilla Orberg, delegada-adjunta da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher, que ministrou a palestra com o tema “O assédio no ambiente do trabalho”, em consonância com a cartilha da prefeitura. “Nossa conversa foi para alertar os funcionários das condutas, das boas práticas e do que pode ser considerado um assédio, tanto assédio moral quanto assédio sexual, e trazer informação para eles”, concluiu.

Além das delegacias especializadas, o servidor pode procurar as ouvidorias setoriais e seccionais de sua respectiva secretaria, que compõem o Sistema Municipal de Ouvidorias (Sismouv), com a Ouvidoria-Geral sendo o órgão central, ou acessar diretamente a Plataforma Fala.BR, ferramenta de ouvidoria com adesão da prefeitura e suas secretarias. São canais onde o servidor pode e deve se manifestar contra qualquer forma de assédio. 

— — —
Texto – Oliveira Junior / CGM
Fotos – Clóvis Miranda / Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCxEze