Prefeitura de Manaus participa da abertura do 2º Seminário Nacional de Ouvidorias de 2025

Por Prefeitura de Manaus

15/10/2025 21h56

Icone audio
#paratodosverem – Teatro Amazonas

Nesta quarta-feira, 15/10, a Prefeitura de Manaus, por meio da Ouvidoria-Geral do Município, órgão integrante da Controladoria-Geral do Município (CGM), participou da abertura do 2º Seminário Nacional de Ouvidorias Públicas de 2025, realizado no Teatro Amazonas, localizado no centro da cidade, zona Sul.

O evento de abrangência nacional é uma realização da Controladoria-Geral da União (CGU) em parceria com diferentes instituições, e conta com o tema “Ouvidoria Contemporânea – Inovação, Sustentabilidade e Gestão Pública com Escuta Cidadã”, e a proposta de um novo olhar sobre o papel das ouvidorias públicas diante de muitos desafios, como as transformações tecnológicas e as desigualdades regionais.

Além disso, a Prefeitura de Manaus levou ao evento o modelo inovador de ouvidoria, o Sistema Municipal de Ouvidorias (Sismouv).

“A Ouvidoria-Geral de Manaus implementou uma importante inovação ao criar o Sismouv, onde o titular de cada órgão da gestão indica dois servidores para atuarem como ouvidores setoriais e a Ouvidoria-Geral funciona como órgão central do sistema, trazendo mais dinamismo, acelerando as respostas às manifestações, que são apreciadas por servidores das próprias unidades da gestão”, explicou o ouvidor-geral do município, Ebenezer Bezerra.

O ouvidor-geral também destacou a oportunidade de dialogar com as outras ouvidorias públicas do Brasil e a troca de experiências. ”O seminário oportuniza a todos a troca de experiências e conhecer os avanços implementados para aperfeiçoar o diálogo da população com a gestão, visando aperfeiçoar os serviços ofertados pela municipalidade”, concluiu.

O 2º Seminário Nacional de Ouvidorias Públicas de 2025 continua nesta quinta e sexta-feira, 16 e 17/10, com programação a ser realizada no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM). As sessões podem ser acompanhadas também por meio do canal da CGU, no YouTube.

— — —
Texto e fotos – Oliveira Junior / CGM