Mais de 700 estudantes da Prefeitura de Manaus participam de atividade de inclusão no parque Gigantes da Floresta

Por Prefeitura de Manaus

29/08/2025 13h45

Icone audio

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta sexta-feira, 29/8, a ação “Caminhos para Inclusão: Circuito da Diversidade e Roda para Acessibilidade”, no parque Gigantes da Floresta, zona Leste da capital. A programação voltada para o lazer, aprendizado e integração com a natureza, contou com a participação de 700 estudantes, entre ensino regular e educação especial, de 15 unidades de ensino da rede municipal de educação. 

A atividade faz parte da agenda da “Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla”, que mobiliza diversas unidades escolares da rede municipal com o objetivo de fortalecer práticas inclusivas dos estudantes. As ações seguem até 1º/9, com o encerramento oficial no salão Rio Solimões, do Palácio Rio Negro, com apresentações de trabalhos do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e de outros projetos desenvolvidos pela Semed. 

Na oportunidade, a gerente da Educação Especial, Amanda Macanoni, reforça que a proposta da Semed é oferecer experiências que ultrapassam os limites da sala de aula e incentivam a convivência entre todos os estudantes. 

“A convivência entre os alunos fortalece laços de amizade, o respeito às diferenças e o sentimento de pertencimento. A Semed continua investindo na formação de professores, na ampliação da acessibilidade nas escolas e em ações que envolvem famílias e comunidade, reafirmando que a inclusão é uma prática diária capaz de transformar vidas”, afirmou Macanoni. 

A professora Graciete Brito, da sala de recursos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Maria Emília Mestrinho, acompanhou seis alunos da educação especial durante o passeio e destacou a importância do momento. 

“A maioria dos meus alunos está vindo, pela primeira vez, no parque Gigantes da Floresta. Eles estão encantados, muito felizes, participando de tudo e se divertindo bastante. O mais bonito é ver como estão se sentindo à vontade, incluídos de verdade”, disse a professora Graciete. 

No parque, os alunos da educação especial aproveitaram para participar de atividades inclusivas, explorando esculturas gigantes de animais, brincando na praça molhada e nos playgrounds adaptados, conhecendo cenários temáticos e vivenciando momentos divertidos junto à família. 

Vânia Trindade, mãe da estudante Yanne Souza, 12 anos, da escola municipal de Educação Especial (CMEE) André Vidal de Araújo, destacou a importância do passeio para sua filha e para os demais alunos da educação especial. 

“É muito gratificante ver minha filha tão feliz e realizada. Momentos como este são únicos e nos permitem compartilhar experiências incríveis juntas. Ver ela participando das atividades com seus amigos, sorrindo e se sentindo incluída me enche de alegria e orgulho”, comentou Vânia. 

 — — —

Texto – Thalia Rodrigues /Semed 

Foto – Ulisson Santos/ Semed 

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCsiFr