Um verdadeiro presente para Manaus e um motivo de orgulho para toda a região Norte
Desde sua inauguração em 5 de julho de 2024, o parque Gigantes da Floresta tem se destacado como um dos principais pontos turísticos e de lazer de Manaus. Localizado entre as zonas Leste e Norte da cidade, o espaço se tornou um verdadeiro símbolo da valorização da cultura amazônica, inclusão social e educação ambiental. Com um conceito lúdico e inovador, o parque ultrapassou recentemente a marca histórica de 3 milhões de visitas, feito alcançado em menos de um ano de funcionamento.
O projeto arquitetônico foi desenvolvido pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). Com uma área de 18.453 metros quadrados, o parque oferece uma experiência imersiva na biodiversidade da floresta amazônica por meio de seis cenários cênicos que abrigam mais de 1.290 esculturas e elementos cênicos, gigantes da fauna e da flora, de animais típicos da região, como onças, macacos, cobras, peixes e sapos. As estruturas encantam crianças e adultos e idosos, promovendo conhecimento e encantamento sobre a fauna local.
O espaço também é equipado com sete áreas de playground, projetadas para todas as idades, incluindo cinco brinquedos inclusivos especialmente adaptados para Pessoas com Deficiência (PcDs), reforçando o compromisso do parque com a acessibilidade e o lazer para todos.
Um dos grandes destaques do parque é a enorme praça molhada, com 3.600 metros quadrados e um espelho d’água de 25 centímetros de profundidade. O local conta com jatos de água interativos e é adornado pela imponente “Árvore da Vida”, uma escultura de 15 metros de altura que se tornou um ícone do parque e proporciona um ambiente refrescante, especialmente nos dias de calor amazônico.
Para garantir o bom funcionamento e a melhor experiência possível para os visitantes, o parque conta com equipes de monitores treinados que orientam o público, prestam auxílio e cuidam da preservação do espaço. Esses profissionais são responsáveis por zelar pelo uso correto das estruturas, promovendo segurança e entretenimento com responsabilidade.
O parque Gigantes da Floresta funciona de quarta a sexta-feira, das 16h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 21h. Às segundas e terças-feiras, o local fecha para manutenção. A praça molhada, por sua vez, opera a partir de 17h, de quarta a domingo, com acesso exclusivo a crianças de até 12 anos, sendo obrigatória a presença de um responsável para menores de 6 anos.
Muito mais do que um ponto turístico, o parque Gigantes da Floresta representa uma nova forma de viver a cidade, com mais contato com a natureza, aprendizado e inclusão. Um verdadeiro presente para Manaus e um motivo de orgulho para toda a região Norte.
Texto: Jéssica Trajano
Fotos: Arquivo Semcom