Prêmios ABIPEM
2023
Prêmio Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária
Prêmio Destaque Brasil de Governança Previdenciária
Prêmio Destaque Brasil de Investimentos
Prêmios ANEPREM
2022
1º lugar no Prêmio ANEPREM de Boas Práticas de Gestão Previdenciária, na Modalidade Governança Corporativa, “Categoria: Capitais”.
Esse prêmio avalia 54 práticas distribuídas em três critérios: Responsabilidade Corporativa e Social, Transparência, Ética e Equidade. A Manaus Previdência alcançou cerca de 90% da pontuação estabelecida, sendo o mínimo de 70% para ser classificada do total de pontos. As exigências vão desde a comprovação da realização da publicação do seu Relatório de Governança Corporativa em seu site até a comprovação de uma Ouvidoria.
1º lugar no Prêmio “Destaque Brasil de Investimentos”
“Categoria 3” , da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (ABIPEM), em que concorreram os entes com mais de 5.000 (cinco mil) servidores ativos. O prêmio avalia 48 quesitos, dentre eles o atingimento da meta atuarial e o programa de educação financeira. O resultado comprova que a Manaus Previdência se consolida como Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) referência nacional em gestão de recursos.
3º lugar no Prêmio “Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária”
Grupo de Municípios, categoria 2, de 30.000 a 10.001 servidores ativos, da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem), em que concorreram os entes filiados à associação e com Certificado de Regularidade Previdenciária vigente. Esse prêmio avalia 96 quesitos distribuídos em três critérios: Gestão Administrativa, Gestão Financeira e Atuarial, e Gestão Previdenciária. As exigências vão desde a comprovação do CRP administrativo até o plano de capacitação dos servidores e conselheiros. O resultado comprova que o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) é uma referência nacional no âmbito da gestão previdenciária.
Manaus Previdência mantém certificação no Pró-Gestão RPPS pelo 4º ano consecutivo
Após dois dias de auditoria externa realizada pela empresa ICQ Brasil, a autarquia manteve o nível IV, que é o máximo em certificação. Este é quarto ano consecutivo, em que a Manaus Previdência recebe a recomendação pela manutenção da certificação no Pró-Gestão RPPS. Em 2019, a autarquia foi certificada no nível III e em 2020 conquistou o nível IV, pela primeira vez, mantendo em 2021 e agora, em 2022.
2021
1º lugar na 12ª edição do Prêmio Aneprem de Boas Práticas de Gestão Previdenciária
Modalidade Inovação “Categoria Segurados”, da Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem), com o Projeto Acolher, projeto desenvolvido durante a pandemia pelo Setor Psicossocial para oferecer suporte psicológico a novos pensionistas que tiverem deferido o benefício de pensão por morte. A autoria do projeto é da servidora e psicóloga Stéfani Inácio.
2º lugar na 12ª edição do Prêmio Aneprem de Boas Práticas de Gestão Previdenciária
Modalidade Inovação “Categoria Transformação Digital”, da Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem), por ter desenvolvido o SAGEM – Sistema de Agendamento Eletrônico, que permitirá aos segurados e beneficiários agendar de forma eletrônica seu atendimento no órgão. O programa, desenvolvido pelo servidor Heron Moura, possui módulos em fase de testes e em breve será disponibilizado a todos os usuários.
Manutenção da Certificação Pró-Gestão – Nível IV
Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. A manutenção dessa certificação representa a consolidação e maturidade da gestão corporativa do sistema de Previdência da Prefeitura de Manaus. Esta é a primeira auditoria de supervisão anual do certificado, que é válido até outubro/2023.
Manutenção da Certificação ISO 9001:2015
A Manaus Previdência recebeu a recomendação à manutenção da certificação na norma NBR ISO 9001:2015, o que assegura a continuidade dos processos de gerenciamento da qualidade. A NBR ISO 9001 é a versão brasileira da norma internacional ISO 9001, aprovada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) das organizações, com o objetivo de comprovar a sua capacidade em fornecer produtos e serviços que atendam às necessidades de seus clientes e partes interessadas e aos requisitos legais e regulatórios aplicáveis, aumentando assim a satisfação do cliente por meio de melhorias de processo e avaliação da conformidade.
1º lugar no Prêmio “Destaque Brasil de Investimentos”
“Categoria 3”, da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (ABIPEM), em que concorreram os entes com mais de 5.000 (cinco mil) ativos. O prêmio avalia 45 quesitos, dentre eles a Análise de Riscos, 100% de Certificação dos membros do Comitê de Investimentos e o Plano de Trabalho anual. O resultado comprova que a Manaus Previdência se consolida como Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) referência nacional em gestão de recursos.
1º lugar no Prêmio “Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária”
Grupo de Estados e Municípios, da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem), em que concorreram os entes filiados à associação e com o Certificado de Regularidade Previdenciária vigente. Esse prêmio avalia 110 quesitos distribuídos em três critérios: Gestão Administrativa, Gestão Financeira e Atuarial, e Gestão de Concessão de Benefícios Previdenciários. As exigências vão desde a comprovação da aplicabilidade de um regimento interno do RPPS até a aprovação das contas por parte de um órgão fiscalizador com essa finalidade. O resultado comprova que o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) é uma referência nacional no âmbito da gestão previdenciária.
1º lugar na 12ª edição do Prêmio Aneprem de Boas Práticas de Gestão Previdenciária
Modalidade Governança Corporativa, “Categoria de Estados e Municípios”, da Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem), em que concorreram as gestoras de RPPS. Esse prêmio avalia 51 práticas distribuídas em três critérios: Transparência, Equidade, Ética e Responsabilidade Corporativa e Social. A pontuação alcançada foi de 70 pontos de um total de 80. As exigências vão desde a comprovação da realização de Audiência Pública até a elaboração de provisões matemáticas. O resultado comprova que o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) é uma referência nacional no âmbito da gestão previdenciária.
2020
Certificação Pró-Gestão – Nível IV
Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Essa certificação tem por objetivo incentivar os RPPS a adotarem as melhores práticas de gestão previdenciária, que proporcionem maior controle dos seus ativos e passivos e mais transparência no relacionamento com os segurados e a sociedade. São 24 (vinte e quatro) ações distribuídas em três dimensões: Controles Internos – 6 (seis) ações; Governança Corporativa – 16 (dezesseis) ações e Educação Previdenciária – 2 (duas) ações. Com essa conquista, Manaus torna-se a primeira capital brasileira a alcançar o nível IV da Certificação no Pró-Gestão RPPS, nível máximo em gestão previdenciária, recebendo, ainda, 5 (cinco) Boas Práticas de Gestão (BPG’s). O certificado é válido por três anos e o RPPS passará por auditorias anuais de supervisão com a empresa certificadora, sendo esta credenciada pela Secretaria de Previdência do Ministério da Economia.
Manutenção da Certificação ISO 9001:2015
A Manaus Previdência recebeu a recomendação à manutenção da certificação na norma NBR ISO 9001:2015, o que assegura a continuidade dos processos de gerenciamento da qualidade. A NBR ISO 9001 é a versão brasileira da norma internacional ISO 9001, aprovada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) das organizações, com o objetivo de comprovar a sua capacidade em fornecer produtos e serviços que atendam às necessidades de seus clientes e partes interessadas e aos requisitos legais e regulatórios aplicáveis, aumentando assim a satisfação do cliente por meio de
melhorias de processo e avaliação da conformidade.
1º lugar no Prêmio “Destaque Brasil de Investimentos”
“Categoria 3”, da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (ABIPEM), em que concorreram os entes com mais de 5.000 (cinco mil) ativos. O resultado comprova que a Manaus Previdência se consolida como Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) referência nacional em gestão de recursos.
2019
1º lugar no Prêmio “Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária”
Categoria 5, da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (ABIPEM), prêmio que avalia 92 (noventa e dois) quesitos distribuídos em quatro categorias: Investimentos, Conselhos, Órgão Gestor e Ente Federativo. As exigências vão desde a comprovação da aplicabilidade de um regimento interno do RPPS até a aprovação das contas por parte de um órgão fiscalizador com essa finalidade.
2º lugar no 10º Prêmio de Boas Práticas de Gestão Previdenciária
Na “Modalidade Inovação”, da Associação Nacional de Entidades de Previdência de Estados e Municípios (Aneprem) com o projeto “Pensando o Futuro”. O projeto teve início em 2018, baseado na Educação Previdenciária, que prepara os adolescentes e jovens pensionistas da Manaus Previdência, com idade entre 16 e 24 anos incompletos, para o encerramento da pensão por morte, a fim de que conheçam alternativas para o desenvolvimento pessoal e profissional. Anualmente, a instituição convida os adolescentes e sis (Abipem), em que concorreram os entes com mais de 7.001 segurados. Esse prêmio avalia 92 quesitos distribuídos em quatro categorias: Investimentos, Conselhos, Órgão Gestor e Ente Federativo. As exigências vão desde a comprovação da aplicabilidade de um regimento interno do RPPS até a aprovação das contas por parte de um órgão fiscalizador com essa finalidade. O resultado comprova que o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) é uma referência nacional no âmbito da gestão previdenciária.
Manutenção da Certificação ISO 9001:2015
A Manaus Previdência recebeu a recomendação à recertificação na norma NBR ISO 9001:2015, o que assegura a continuidade dos processos de gerenciamento da qualidade. A NBR ISO 9001 é a versão brasileira da norma internacional ISO 9001, aprovada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) das organizações, com o objetivo de comprovar a sua capacidade em fornecer produtos e serviços que atendam às necessidades de seus clientes e partes interessadas e aos requisitos legais e regulatórios aplicáveis, aumentando assim a satisfação do cliente por meio de melhorias de processo e avaliação da conformidade.
Certificação Pró-Gestão – Nível III
Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Essa certificação tem por objetivo incentivar os RPPS a adotarem as melhores práticas de gestão previdenciária, que proporcionem maior controle dos seus ativos e passivos e mais transparência no relacionamento com os segurados e a sociedade. São 24 ações distribuídas em três dimensões: Controles Internos – 6 ações; Governança Corporativa – 16 ações e Educação Previdenciária – 2 ações. O certificado é válido por três anos e o RPPS deve passar por auditorias anuais de supervisão com a empresa certificadora, sendo esta credenciada pela Secretaria de Previdência do Ministério da Economia.
2018
Manutenção da Certificação ISO e Atualização para versão 9001:2015
A NBR ISO 9001 é a versão brasileira da norma internacional ISO 9001, aprovada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) das organizações, com o objetivo de comprovar a sua capacidade em fornecer produtos e serviços que atendam às necessidades de seus clientes e partes interessadas e aos requisitos legais e regulatórios aplicáveis, aumentando assim a satisfação do cliente por meio de melhorias de processo e avaliação da conformidade.
Apontada como modelo de gestão pela Câmara Técnica de Normas Contábeis e de Demonstrativos Fiscais da Federação, ligada à Secretaria do Tesouro Nacional.
2017
4º lugar no Prêmio de Boas Práticas de Gestão Previdenciária
Concedido pela Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem), sendo a melhor capital em gestão previdenciária – à frente, inclusive, de todos os Estados da União. Esse prêmio avalia ações pautadas nos princípios da transparência, equidade, ética e responsabilidade corporativa e social dos participantes, sendo sua adesão facultativa e aberta aos mais de 2.000 RPPS de todo o Brasil.
Troféu Destaque no Prêmio Qualidade Amazonas (PQA)
Recebeu o prêmio na categoria “Gestão Pública’’- 250 pontos, da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), o qual avalia requisitos de Liderança, Estratégias & Planos, Cidadãos, Sociedade, Informações & Conhecimentos, Pessoas, Processos e Resultados. O PQA tem servido como indicador do nível de excelência das organizações privadas e públicas e é considerado – pela classe empresarial – como o “Oscar da Qualidade” no Amazonas.
Referência em estrutura organizacional e modelo a ser seguido pelas demais entidades de RPPS do Amazonas
Segundo o Relatório da ‘Força-Tarefa’ do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM) e pelo Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC/AM).
Manutenção da Certificação ISO 9001:2015
A NBR ISO 9001 é a versão brasileira da norma internacional ISO 9001, aprovada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) das organizações, com o objetivo de comprovar a sua capacidade em fornecer produtos e serviços que atendam às necessidades de seus clientes e partes interessadas e aos requisitos legais e regulatórios aplicáveis, aumentando assim a satisfação do cliente por meio de melhorias de processo e avaliação da conformidade.