Prefeitura de Manaus registra mais de 135 ocorrências devido às chuvas e famílias são abrigadas em duas escolas

25/03/2023 19h11

A Prefeitura de Manaus, por meio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC) e da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), registrou na Central 199 da Defesa Civil mais de 135 ocorrências até as 18h deste sábado, 25/3, sendo 62 de alagamentos, 25 de desabamentos e 22 de deslizamentos. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) disponibilizou duas escolas para abrigar 172 famílias, que perderam as moradias.

As famílias estão sendo acolhidas por equipes da Defesa Civil e da Secretaria da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), na escola municipal Aristóteles Comte de Alencar, rua I, quadra 35, bairro Armando Mendes, zona Leste. E por equipes da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste 1, da Semed, na escola municipal Jorge de Resende Sobrinho, na rua Nova Esperança, Tancredo Neves.

As ocorrências de maior severidade até o momento aconteceram na zona Leste, nos bairros Armando Mendes e Gilberto Mestrinho, mas também foram atendidas na comunidade Manaus 2000, no bairro Japiim, onde ocorreu um desabamento, envolvendo nove residências. Três equipes de plantão realizaram mais de 70 atendimentos por toda a cidade, desde as primeiras horas do dia.

Devido à alta na demanda da Central 199, a Defesa Civil ampliou o número de atendentes, buscando dar fluidez nas ligações e garantir que as famílias afetadas sejam atendidas. Nenhum evento de risco quatro (o mais alto) foi registrado durante o sábado e a cidade continua em estágio de mobilização.

Texto – Jamyly Macedo / Semseg e Divulgação /Semed