Guarda Municipal da Prefeitura de Manaus se torna referência e vai a Coari

24/05/2023 12h35

A Guarda Municipal da Prefeitura de Manaus se tornou uma referência no Estado, com o processo de armamento e apoio prestado às forças de segurança na capital, por isso, foi convidada para ir ao município de Coari, (distante 363 quilômetros da capital), para compartilhar sua experiência.

A ideia da municipalização da segurança pública vem sendo implementada em todo o país e é defendida pela atual gestão de Manaus, que vem investindo cada vez mais na proteção dos cidadãos que utilizam os espaços públicos municipais.

“Ficamos contentes com a possibilidade de acompanhar as outras guardas municipais e os municípios como um todo nesse caminho. Nós precisamos apoiar nossas polícias militar e civil, que estão sobrecarregadas e podem contar com suas guardas municipais para ter um reforço nas áreas de competência de cada instituição”, destaca o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Manaus, Sérgio Fontes.

Durante dois dias, o coronel Marcos Brandão, secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que faz parte da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), esteve no município auxiliando em todo o processo de preparo para o armamento dos guardas municipais de Coari.

“Fomos até Coari, passamos dois dias lá, nos reunimos com a presidente da Câmara, porque há a necessidade de formalizar ou adequar algumas leis municipais. Nós apresentamos toda a documentação para que ela ajustasse a legislação municipal nesse sentido. Fomos também com o secretário de Segurança Pública do município de Coari, juntamente com o comandante da guarda, expor todo o processo de como confeccionar o acordo de cooperação técnica com a Polícia Federal e seu respectivo plano de trabalho”, explica o secretário executivo.

A parceria buscou soluções e apresentação de boas práticas adotadas, além de debater desafios, oportunidades e compartilhar medidas de segurança pública local.

“Foi de suma importância essa reunião de alinhamento para o nosso tão sonhado curso de armamento e tiro e também nosso sonho de estar cada vez mais preparados, capacitados e bem equipados, para atuarmos e trazer uma segurança bem completa para os nossos munícipes da cidade de Coari”, destaca o secretário de Segurança Pública e Defesa Social de Coari, Jaime Alves.

Texto – Divulgação / Semseg

Fotos – Divulgação / Semseg