Prefeitura de Manaus realiza mais de 13 mil atendimentos durante 7ª edição do ‘Manaus Mais Cidadã’

21/10/2023 17h38

Mais uma vez reunindo todas as secretarias municipais, estaduais e parceiros da sociedade civil, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, neste sábado, 21/10, a 7ª edição do mutirão da cidadania “Manaus Mais Cidadã”. Ao longo de todo o dia, mais de cem serviços públicos, totalmente gratuitos, foram disponibilizados à população do bairro Morro da Liberdade e de comunidades adjacentes, na zona Sul.

Nesta edição, 13,5 mil atendimentos foram realizados no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Coração de Jesus, utilizando ainda as instalações da Associação Assistencial Ágape do Morro da Liberdade e da quadra José David da Silva Sobrinho, ambas localizadas também na rua Hermínio Barbosa, a fim de receber com mais conforto as mais de 3,5 mil pessoas que compareceram ao mutirão.

“Pessoas que, durante a semana, por quaisquer que sejam os motivos, não conseguem ter acesso a esses serviços, têm, neste sábado, por meio do ‘Manaus Mais Cidadã’, a oportunidade de conseguir resolver as suas vidas e sanar grande parte de suas necessidades. É uma facilidade que a Prefeitura de Manaus busca trazer para perto da população periodicamente e que vem se mostrando uma iniciativa extremamente exitosa”, destacou o secretário da Semasc, Eduardo Lucas.

Entre os serviços mais procurados, nessa última edição, destacaram-se os serviços relativos ao Cadastro Único (inserção, atualização e orientações), de regularização do Título Eleitoral, oferecido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), atendimento médico e vacinação, oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), além dos tradicionais serviços de embelezamento.

De acordo com o diretor do Departamento de Direitos Humanos da Semasc e principal articulador de parcerias para o “Manaus Mais Cidadã”, Lúcio Moisés Gusmão, a diversidade de serviços ofertados e o trabalho integrado entre os diferentes membros do poder público e a sociedade civil são fundamentais para a garantia de direitos contínua da população manauara em busca de mais acessibilidade.

“Existe toda uma série de tratativas que possibilitam a logística de integração e participação de todos os parceiros que se encontram aqui e em todas as outras edições do ‘Manaus Mais Cidadã’. Realizamos continuamente essas tratativas, porque entendemos que, quando conseguimos trazer mais serviços para dentro do projeto, quem mais ganha com isso é a população, a proteção social e a cidadania do município de Manaus”, explicou.

População satisfeita

Moradora do bairro Santa Etelvina, na zona Norte, a manicure Jéssica Begatti, 29, atravessou a cidade, pois precisava atualizar as informações de seu Cadastro Único e realizar a transferência de seu Título Eleitoral para Manaus. Com as pendências sanadas, Jéssica não poupou elogios à praticidade promovida pela iniciativa. “Gostei bastante, pois todos os atendimentos foram muito rápidos e eu consegui fazer tudo aquilo que pretendia. A gente percebe que é uma ação muito importante e que ajuda demais, principalmente, por ser realizada em um sábado, o que facilita muito as coisas para quem trabalha a semana toda”, afirmou.

A dona de casa Giovanna Gomes, 21, moradora do bairro São Lázaro, na zona Sul, também aproveitou a oportunidade para inserir o filho, Alex, de 3 anos, no Cadastro Único. “Para mães que não possuem muito tempo na semana por conta da rotina, como eu, essa ação é realmente uma oportunidade para resolver muitas coisas que não conseguimos resolver normalmente. É maravilhoso”, afirmou.

Já Micaele Braga, 41, também dona de casa e moradora do bairro Morro da Liberdade, aproveitou o “Manaus Mais Cidadã” com a família, realizando um verdadeiro tour pelos serviços oferecidos e conseguindo a emissão da segunda via da Certidão de Nascimento do neto, a regularização de seu Título de Eleitor e, é claro, garantindo os serviços de embelezamento gratuitos, como corte de cabelo, design de sobrancelhas, esmaltação de unhas e limpeza de pele. Para Micaele, o diferencial da ação se encontra nas diferentes oportunidades de atendimento e resolução de problemas.

“O que eu mais estou gostando no evento são as oportunidades. Todos conseguem ser atendidos e aqueles que não conseguem recebem, ao menos, as orientações necessárias para serem atendidos em outra ocasião durante a semana, o que já ajuda bastante quem não sabia onde se localizam alguns órgãos e secretarias. É algo que ajuda todo mundo e isso é muito importante”, concluiu.

Parceiros

A iniciativa “Manaus Mais Cidadã” é coordenada pela Semasc, em parceria com as secretarias municipais da Saúde (Semsa); do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi); de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg); de Educação (Semed); do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas); de Limpeza Urbana (Semulsp); de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef); de Administração (Semad); de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc); e de Infraestrutura (Seminf), além do Fundo Manaus Solidária (FMS), Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Fundação Manaus Esporte, Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Casa Militar, Casa Civil, Fundação Doutor Thomas, Conselho Tutelar, Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), Polícia Militar do Estado do Amazonas (PM-AM), Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), Amazonas Energia, Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), agências humanitárias da ONU (Acnur, Unicef, UNFPA e OIM) e Organizações da Sociedade Civil.

Texto – Guilherme Pacheco / Semasc
Fotos – Phil Limma/ Semcom