Com público de 20 mil pessoas, prefeitura ativa base do CCC na Ponta Negra para celebração ao ‘Dia do Soldado’

Por Prefeitura de Manaus

28/08/2023 14h46

Icone audio

A Prefeitura de Manaus, por meio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), ativou sua base de monitoramento inteligente neste domingo, 27/8, no complexo turístico Ponta Negra, localizado na avenida Coronel Teixeira, zona Oeste da cidade, para apoiar o evento de celebração ao “Dia do Soldado”, organizado pelo Comando Militar da Amazônia (CMA).

O CCC atuou de forma integrada na coordenação do colegiado de todas as secretarias municipais, estaduais e federais envolvidas na realização do evento, que reuniu mais de 20 mil pessoas. Além de operar o mais novo sistema de videomonitoramento na área da Ponta Negra, o órgão também integrou o colegiado e prestou o apoio situacional às mesmas durante toda a realização do evento.  

A base de videomonitoramento foi instalada, temporariamente, dentro do Centro de Atendimento ao Turista (CAT). O projeto de monitoramento do evento conta com 25 câmeras que registram, em tempo real, o fluxo da movimentação, tanto de carros quanto de pessoas em circulação por todo o perímetro da Ponta Negra.

O superintendente do CCC, Sandro Diz, informou que as imagens são acompanhadas pelo corpo técnico do órgão, por meio de monitores que operam o sistema de videomonitoramento analítico de última geração.

“O apoio da Prefeitura de Manaus, por meio das secretarias municipais neste evento do CMA, é fundamental para fortalecer a presença dos soldados que garantem a segurança e soberania da região amazônica. Nós, do CCC, coordenados o colegiado envolvido na organização do evento, ativamos nossa base de monitoramento inteligente, que dispõe do sistema analítico de alta modernidade, para, assim, cooperarmos com a segurança do público que veio prestigiar a bravura, dedicação e excelência no cumprimento das missões do CMA”, afirmou o superintendente.

Celebração

Mais de 500 pessoas, integrantes de 20 Organizações Militares (OM), do CMA, entre generais, coronéis, cabos, tenentes e sargentos, trabalharam na organização do grande evento executado pela “Ação de Cidadania Verde-Oliva” celebrando o “Dia do Soldado”.  

“Desde o início dos planejamentos da ‘Ação de Cidadania Verde-Oliva’, o Centro de Cooperação da Cidade, por meio do seu secretariado, juntou o colegiado todo para que a gente pudesse ter as mais diversas representações e coordenações, tudo bem alinhado, com todos sabendo a sua missão. E o resultado foi de uma organização eficiente, recebemos elogio por isso.  Isso é fruto da integração do CMA com o CCC, representando a Prefeitura de Manaus, em comemoração aos 220 anos de Caxias aqui na guarnição da capital”, disse o coronel Luiz Claudio, do CMA.

No Brasil, a data é celebrada no dia 25/8 e faz referência à data de nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, popularmente conhecido como Duque de Caxias, nascido em 1803. O renomado oficial é considerado o patrono do Exército brasileiro e, pela honra desse título, a data se constitui como uma homenagem de seu nascimento.

A programação foi diversificada, o público que se fez presente pôde testemunhar a abertura feita pela “Ação Cidadania Verde-Oliva”, seguindo de demonstração de Hellocasting (técnica aerotransportada por helicópteros militares), saltos livres de paraquedas da Força 3, demonstração de salto livre, demonstração de cães de guerras do 7° Batalhão e de Motociclistas, e, por fim,  com o encerramento do evento com a emocionante apresentação eclética da banda do CMA, que ocorreu na Casa de Praia Zezinho Corrêa.

Cooperação

A Prefeitura de Manaus, por meio da ação integrada das pastas municipais ofereceu serviços de Saúde, pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), alistamento militar (Casa Militar) e CadÚnico, pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), todos gratuitos para quem aproveitou o domingo ensolarado no complexo turístico Ponta Negra.

Semasc

Ações como o cadastro no CadÚnico puderam ser feitas por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que realizou mais de 20 atendimentos ao longo do dia.

Semsa

No que se refere ao bem-estar dos animais de estimação, a Semsa, através do Centro de Controle de Zoonoses de Manaus (CCZ), disponibilizou vacina antirrábica aos cães e gatos que foram passear no calçadão da Ponta Negra.

Casa Militar

Para os jovens interessados em realizar alistamento militar, a Casa Militar, que é a responsável pela Junta de Serviço Militar, ofereceu os serviços de alistamento, primeira e segunda via de Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) e o setor de processos para àqueles que passam dos 45 anos e necessitam rever sua situação militar.

IMMU

O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) disponibilizou 40 agentes de trânsito, que ficaram a postos para possíveis ocorrências de trânsito no perímetro da Ponta Negra. Além disso, também foram emitidas 25 credenciais de estacionamento para Pessoas com Deficiência (PcDs) e idosos.

Semmas

De forma itinerante em mais uma ação social, a Semmas deu continuidade às ações do programa ambiental “Manaus Verde” com a distribuição de mais de 800 mudas de plantas de espécies medicinais (boldo, sara-tudo, japana, terramicina, corama e malvarisco); frutíferas (acerola, bacuri, açaí, pupunha, jabuticaba, pitanga e rambutã) e ornamentais (duranta, cróton, asistásia, periquito, dracena, graptófilo e russélia).

Integraram, também, a rede de cooperação para o evento alusivo ao Dia do Soldado, técnicos e agentes das secretarias e órgãos municipais, estaduais e federais: secretarias municipais de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP/AM), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBM-AM), Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) e Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam).

_ _ _

Texto – Samira El kebbe / CCC
Fotos – Clóvis Miranda / Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjASwsc