Procon Manaus divulga ranking das empresas mais reclamadas em 2019

Por Prefeitura de Manaus

03/03/2020 14h16

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O ranking das dez empresas mais reclamadas pelos consumidores em 2019 na capital amazonense apontou a concessionária Amazonas Energia em primeiro lugar com 45% das queixas. O balanço foi apresentado nesta terça-feira, 3/3, pela Prefeitura de Manaus, na sede da Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor e Ouvidoria – Procon Manaus (Semdec). Os dados são referentes às reclamações, que são processos administrativos, abertos no órgão.

Manaus Balanço Procon Manaus

Somente no ano passado, foram realizadas 2.139 audiências pelo Procon Manaus. A lista de reclamadas traz, em segundo lugar, com 24%, a concessionária Águas de Manaus; em terceiro, com 6% das reclamações, está a empresa de telefonia e serviços de internet NET / Claro; em quarto, com 6% está a OI / Telemar; em quinto lugar, com 5% de reclamações de consumidores está a empresa Bemol; em sexto, com 4%, a Vivo; sétimo lugar, com 3% de reclamações para a instituição Uninorte; em oitavo lugar, com 3% está a empresa Motorola; em nono, com 3% de reclamações, a multinacional Carrefour e a décima posição do ranking, com 3% dos processos, está o banco Bradesco.

De acordo com o secretário da Semdec, Rodrigo Guedes, a divulgação do ranking é uma determinação do Código de Defesa do Consumidor, no seu artigo 44, e do Decreto Federal 2.181/97, que regulamenta o CDC e dispõe sobre a organização do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), onde determina que os cadastros de reclamações fundamentadas contra empresas constituam instrumento essencial de defesa e orientação aos consumidores.

“O decreto completa o Código de Defesa do Consumidor onde devemos providenciar a divulgação periódica dos cadastros atualizados de reclamações fundamentadas contra fornecedores. Nosso objetivo é estimular com que o consumidor tenha acesso à informação na hora da contratação de serviços ou produtos destas empresas. Além disso, ao divulgar os dados, queremos motivar as empresas a melhorar seus serviços para que saiam deste ranking ‘negativo’ e melhore suas posições. Esta é, inclusive, uma determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto em que atuemos no cumprimento e na transparência da lei para tenhamos um mercado de consumo em Manaus onde todos ganham, consumidor e empresas”, declarou Guedes.

O ano de 2019 marca ainda um recorde de procura pelo órgão com 3.991 atendimentos realizados, destes, 2.139 resultaram em audiências de conciliação com acordos entre consumidor e empresas. Um total de 243% de aumento em relação ao ano de 2018. As audiências representam ainda 63% das atividades do Procon.

“Isto representa maior confiança do cidadão manauara nos serviços prestados pelo órgão e o comprometimento do Procon Manaus no que se refere aos direitos do consumidor, que somos todos nós”, ressaltou Rodrigo Guedes.

Segundo a gerente de conciliação da Semdec, Ana Lins, as audiências levam em torno de 30 a 40 dias para serem realizadas. “O consumidor vem até nossa sede, abre uma reclamação e já sai daqui com a audiência marcada. Importante salientar que temos uma parceria com o Tribunal de Justiça do Amazonas, através do 2º Juizado Especial Cível, o que dá celeridade aos processos caso os processos não sejam resolvidos na Semdec”, finalizou a gerente.

Ranking

Com base nos processos abertos por consumidores na secretaria, o ranking das empresas mais reclamadas soma 840 processos, fora as outras reclamações registradas no órgão, conforme os dados abaixo.

1º – Amazonas Energia – 382 (45%)

2º – Águas de Manaus – 200 (24%)

3º – Net / Claro – 51 (6%)

4º – Oi / Telemar – 40 (5%)

5º – Bemol – 39 (5%)

6º – Vivo –36 (4%)

7º – Uninorte – 25 (3%)

8º – Motorola – 25 (3%)

9º – Carrefour – 21 (3%)

10º – Bradesco – 21 (3%)

Texto – Mayara Brilhante/Semdec/Procon Manaus

Fotos – Marinho Ramos/Semcom

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