Prefeitura manterá parque Amazonino Mendes aberto na véspera e no feriado de Natal

22/12/2023 18h47

#paratodosverem – imagem do Parque Amazonino Mendes

Na contagem regressiva para o Natal, o público das zonas Leste e Norte vai poder curtir o mais novo espaço de lazer, esporte, cultura e entretenimento da capital, inaugurado pela Prefeitura de Manaus: o parque Amazonino Mendes, localizado entre as avenidas Isaías Vieiralves e Olívia de Menezes Vieiralves, nos bairros Novo Aleixo e Tancredo Neves.

Já partir das 19h desta sexta-feira (22/12), os visitantes vão poder conferir a exposição dos carros que fizeram sucesso na parada natalina da Prefeitura, do programa “Natal das Águas – Esperança que se renova”. E no sábado (23), no mesmo horário, os frequentadores vão poder conferir a exposição, fanfarra e interagir com personagens natalinos vivos no espaço, além de assistir a um show de drones.

“A estrutura do parque estará funcionando normalmente nos dias 24 e 25, abrindo às 9h e encerrando às 22h, para quem quiser aproveitar as festividades e fazer seu registro na decoração instalada no local. A exposição e fanfarra estão sob a responsabilidade do Fundo Manaus Solidária (FMS)”, explicou o coordenador do local, Alfredo Cesar Freitas.

A primeira etapa do parque linear Amazonino Mendes foi inaugurada no aniversário da cidade, contando com a gestão integrada de equipes do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), e das secretarias municipais de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg); de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc); e de Limpeza Pública (Semulsp), para garantir segurança patrimonial e dos frequentadores, além de combater o comércio ilegal de ambulantes e manter a área limpa e cuidada.

De forma inédita em áreas públicas urbanas da capital, a Prefeitura tem o primeiro playpet no parque linear. O espaço, de aproximadamente 80 metros quadrados, foi projetado para os animais de estimação dos frequentadores, proporcionando momentos de lazer a seus donos e tutores. A dica é que os pets estejam vacinados, saudáveis e livre de parasitas, como pulgas e carrapatos. É obrigatório que o dono tenha a sua sacolinha para recolher os dejetos do animal.

Lembrando que o tutor ou dono é responsável pela conduta de seu pet. Os cães deverão estar o tempo todo sob os cuidados de seus proprietários e dentro do alcance de seu comando. Ao entrar e sair do espaço, os cães deverão usar coleira e guia.

Entrega

A primeira etapa tem cerca de um quilômetro de extensão, incluindo quiosques gourmet, banheiros, playground, duas quadras esportivas, pista de caminhada, ciclovia, academia ao ar livre, espaço multiuso, playpet e área de estacionamento.

O parque tem projeto arquitetônico do Implurb, estando numa área de mais de 134 mil metros quadrados. A segunda fase está em obras e contará com estrutura urbana cênica amazônica, interativa e lúdica, com brinquedos em grande escala, que vão entreter de crianças a adultos, incluindo áreas molhadas. Já a terceira etapa, também em obras, tem um habitacional com 180 unidades, com previsão de conclusão no segundo semestre de 2024.

Regras de bom uso e convívio:

– o parque fica aberto à visitação pública todos os dias, das 9h às 22h;

– é responsabilidade individual de cada visitante, o descarte correto do lixo;

– crianças devem estar acompanhadas de seus pais e/ou responsáveis;

– é proibida a retirada de plantas, folhas, raízes e cascas de árvores;

– é expressamente proibido fazer fogueiras;

– é proibido executar qualquer tipo de depredação aos ambientes do parque e às suas estruturas de apoio. Por depredação entende-se: destruição de árvores, pichação, rabiscos, cortes com faca, marcações de todos os tipos;

– não é permitido o uso de aparelhos sonoros e/ou instrumentos;

– não é permitido fazer churrasco no parque ou acampamento.

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Fotos – Arquivo / Semcom