Dupla do ‘Manaus Olímpica’ fatura 21 medalhas e bate recordes na Copa Norte de Natação, em Macapá

30/04/2024 10h42

Os jovens Pietra Menezes e Gabriel Castro, atletas do programa “Manaus Olímpica”, foram destaques na 27ª Copa Norte Troféu Leônidas Marquês, realizada de 24 a 27 de abril, em Macapá (AP). A dupla participou da competição com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Manaus Esporte (FME), com cessão de passagens aéreas.

Com as campanhas somadas, Pietra e Gabriel, de 14 anos de idade, conquistaram 21 medalhas e bateram recorde de revezamento na categoria juvenil. A disputa reuniu mais de 284 competidores de sete Estados da região Norte na piscina olímpica de Macapá. A Copa Norte faz parte do calendário da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).

Pietra Menezes conquistou dez medalhas, sendo nove de ouro e uma de prata. O desempenho positivo ainda lhe rendeu o “Troféu Leônidas Marques”, de melhor índice técnico da competição.

“Eu gostaria de agradecer à Prefeitura de Manaus, ao prefeito David Almeida, pelo apoio e por nos fornecer as passagens, a partir do projeto “Manaus Olímpica”. Obrigada por incentivar o esporte”, afirmou Pietra.

Com oito medalhas de ouro e três de prata, Gabriel Castro volta para casa com 11 medalhas no peito. Ele ainda garantiu o troféu de melhor eficiência e bateu recorde individual nos 800 e 1.500 metros livre.

A Copa Norte conta pontos para o ranking nacional da natação juvenil. Os melhores ranqueados irão participar do Campeonato Brasileiro de Natação e ganham força para serem convocados para a seleção brasileira da modalidade. Mesmo com pouco tempo de carreira, Pietra e Gabriel são multicampeões em nível regional e nacional, e despontam como duas das principais promessas da natação do país.

“A Pietra e o Gabriel já são atletas do Manaus Olímpica e sempre trazem bons resultados, nos enchem de orgulho. Continuamos colocando em prática o que determina o nosso prefeito David Almeida, que é de incentivar esses atletas a continuarem com os seus sonhos e, quem sabe um dia, eles consigam chegar à uma Olimpíada, representando não só o país, mas também Manaus. Com atletas deste nível, temos a certeza de que o projeto está dando muito certo”, afirmou o diretor-presidente da FME, Aurilex Moreira.

Texto – Tony Maquiné/FME

Fotos – Divulgação/FME