Prefeitura inicia preparativos para o evento ‘Manaus Cidade Sul-Americana do Desporto’

31/01/2024 10h52

A Prefeitura de Manaus, por meio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), em conjunto com a Fundação Manaus Esporte (FME), promoveu, nesta terça-feira, 30/1, a primeira reunião do Colegiado Municipal dedicado à organização do evento que reconhece a capital amazonense como “Cidade Sul-Americana do Desporto” de 2024.

O evento tem coordenação geral da Fundação Manaus Esporte (FME) e nesta reunião de alinhamento contou com a participação de representantes de diversas secretarias municipais para marcar o início dos preparativos da celebração programada para os dias 22, 23 e 24 de fevereiro, com cerimônia de abertura na casa de Praia Zezinho Corrêa, no complexo turístico Ponta Negra, na zona Oeste da cidade.

Esse reconhecimento histórico faz de Manaus a primeira cidade do Norte do Brasil a candidatar-se e receber a certificação internacional, uma honra chancelada pelo Parlamento Europeu e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o título é concedido pela Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto (ACES Europa | European and Cities of Sport Federation).

“O pontapé inicial para a cooperação municipal começa no Centro de Cooperação da Cidade. Este é um momento crucial para reunir todas as pastas envolvidas na celebração deste título esportivo para a cidade de Manaus”, destacou o superintendente do Centro de Cooperação da Cidade, Sandro Diz.

Reconhecimento

O título é concedido a municípios que se destacam pela excelência em programas, projetos, eventos e planejamentos voltados para o incentivo às práticas esportivas, promovendo ações democráticas, competitivas e de saúde pública.

Além do prestígio internacional, a conquista visa promover um círculo virtuoso para a cidade, atraindo investimentos e parcerias que contribuam para a melhoria da qualidade de vida local.

“Criamos um projeto para inserir a capital amazonense no ranking das cidades mais esportivas do mundo. E, seguindo a determinação do prefeito David Almeida, estamos trabalhando de forma integrada nessas ações. Tivemos um momento muito importante aqui no Centro de Cooperação da Cidade para reunir todas as pastas envolvidas na celebração deste título esportivo para a cidade de Manaus”, destacou o presidente da FME, Aurilex Moreira.

Cooperação Municipal

A criação do colegiado, uma iniciativa integrada ao Plano de Ações Integradas (PAI), reflete o compromisso da administração municipal em promover uma gestão integrada. A estruturação deste colegiado, composto por representantes de diversas pastas municipais, evidencia a necessidade de cooperação e coordenação para o sucesso do evento.

O colegiado da Matriz de Responsabilidade do evento “Manaus Cidade Sul-Americana do Desporto” de 2024 inclui representantes de diversas áreas, como Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Limpeza Pública (Semulsp), Feiras, Mercados e Comércio Informal (Semacc), Casa Militar, Infraestrutura (Seminf), Assistência Social e Cidadania (Semasc), Conselho Tutelar, Saúde (Semsa), Fundo Manaus Solidária (FMS), Cerimonial e Comunicação (Semcom).

_ _ _ _

Texto e foto – Samira El kebbe / CCC