Prefeito de Manaus lança matriz de ações para reabilitação do Centro da capital

12/12/2023 20h35

#patatodosverem – prefeito David Almeida e secretários lançam plano de ações

Em mais uma ação integrada e de gestão compartilhada, o prefeito de Manaus, David Almeida, lançou nesta terça-feira, 12/12, no Casarão da Inovação Cassina, na rua Bernardo Ramos, um dos mais amplos planos de ação para o centro histórico da capital, com matriz de responsabilidades para dez secretarias e institutos municipais.

O plano reforça o programa “Nosso Centro”, que colocou Manaus entre as sete capitais do Brasil que estão apostando na reabilitação dos seus centros históricos, melhorando a qualidade de vida da população; ampliando a infraestrutura, serviços, intervenções e planejamento urbano; e fazendo obras com geração de emprego e renda na capital.

“Temos executado muitas ações aqui no centro da cidade e agora anunciamos mais 24 ações. Algumas já estão acontecendo no centro de Manaus, para que a gente possa dinamizar o dia a dia, melhorar as condições aqui da Cidade de Manaus, em função de tudo aquilo que a gente tem trabalhado. Para vocês terem uma ideia, bem próximo aqui da gente, nós estamos com quatro obras. Primeiro, é o Largo, da Ilha de São Vicente, Casarão, Tiago de Mello, o Mirante, Lúcia Almeida e o Pier Turístico do Centro de Manaus”, destacou David.

O prefeito falou, ainda, que o objetivo é mostrar a forma integrada como a gestão trabalha. “Dentre essas 24 ações, queremos mostrar que a prefeitura está presente também no centro da cidade de Manaus, trazendo o novo mobiliário urbano da nossa cidade, uma nova sinalização visual, a padronização turística. Tudo isso, vai ser parte desse nosso programa integrado de ações da prefeitura no centro de Manaus”, disse o chefe do executivo.

Com o plano e a matriz, a prefeitura vai promover soluções urbanísticas, operações para fomento a negócios, e melhorias de infraestrutura, com mais de 20 ações coordenadas e integradas em uma grande força-tarefa municipal dentro do “Nosso Centro”, que já tem três obras em andamento no território central – mirante Lúcia Almeida, casarão Thiago de Mello e largo de São Vicente.

As ações envolvem diretamente dez secretarias, com coordenação do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). As pastas envolvidas são de Infraestrutura (Seminf); Segurança Pública e Defesa Social (Semseg); Comunicação (Semcom); Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc); Limpeza Pública (Semulsp); Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi); Fundação Manaus Solidária (FMS); Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult); e Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).

“É um programa bastante amplo, que envolve 24 ações. O prefeito Davi Almeida tem como uma das metas principais de investir numa nova dinâmica para o centro da cidade de Manaus, por entender que esta é uma área fundamental para a economia da cidade, tanto turística como arquitetônica, histórica, econômica e social” enfatizou Carlos Valente, diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

Entre as ações estão serviços e obras como recuperação de calçadas e recapeamento asfáltico em mais de 18 ruas e avenidas; sinalização viária e turística, desde hotéis a pontos turísticos; novos abrigos de ponto de ônibus; projeto e construção de banheiros públicos; padronização e identificação, com crachás, de vendedores informais; e melhoria na coleta de resíduos.

Também estão previstos patrulhamento ostensivo; projetos Feira Criativa e Memorial Basa; e as inaugurações das primeiras obras do “Nosso Centro”, com as devidas operações de funcionamento do mirante, casarão e largo.

‘Nosso Centro’

O programa “Nosso Centro” está realizando reformas e recuperação de imóveis abandonados ou sem uso, criando novas áreas públicas de qualidade na cidade, como as que já estão em obras com o mirante Lúcia Almeida, largo de São Vicente e o casarão Thiago de Mello.

Com uma série de intervenções desenhadas para quatro etapas, o programa é desenvolvido pelo Implurb, tendo três eixos focais: “Mais Vida”, “Mais Negócios” e “Mais História”.

Nos eixos, ações para melhoria da governança, incentivos fiscais, inovação, habitação de interesse social e investimentos públicos, envolvendo ainda a promoção de eventos culturais, reformas e a ampliação da segurança.

Ainda fazem parte das ações a criação de incentivos fiscais, tratamentos diferenciados e toda uma vida à região com operações de gastronomia, turismo, cultura, contemplação e de habitação de interesse social.

O programa tem suporte da Comissão Técnica para Implementação e Revitalização do Centro Histórico de Manaus, criada pelo Decreto Municipal nº 5.034/2021.

A primeira etapa já será entregue usando recursos próprios da Prefeitura de Manaus. A segunda fase está em desenvolvimento de projetos, que também foram apresentados ao governo federal, para inscrição junto ao Novo PAC.

Texto – Laís Fernandes/ Semcom e Claudia do Valle / Implurb

Fotos – Clóvis Miranda e Ruan Souza / Semcom