VigilânciaVigilância Epidemiológica

Controle da Tuberculose

Área responsável: Núcleo de Controle da Tuberculose

Objetivos

Área responsável pela implementação das recomendações nacionais para o controle da tuberculose, assim como qualificação dos profissionais para prevenção, diagnóstico, vigilância e acompanhamento de casos de tuberculose, visando o controle da doença.

Doença e tratamento

O que é tuberculose?

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões (tuberculose pulmonar), embora possa acometer outros órgãos e sistemas (tuberculose extrapulmonar). É causada por bactérias que integram o complexo Mycobacterium tuberculosis.

Como se pega a doença?

A transmissão é por via respiratória (aérea). A pessoa com tuberculose no pulmão pode passar o germe/bacilo para outras pessoas pela tosse, fala ou pelo espirro. O contato direto com o paciente em ambiente fechado, com pouca ventilação e ausência de luz solar, representa maior chance de outra pessoa ser infectada com a bactéria causadora da doença. Importante: A tuberculose não se transmite pelo compartilhamento de roupas, lençóis, copos e outros objetos.

O que você pode sentir?

Em adolescentes e adultos jovens, o principal sintoma da tuberculose pulmonar é a tosse (por três semanas ou mais), associada ou não a febre (especialmente à tarde), suor intenso à noite, falta de apetite e emagrecimento. Em crianças menores de 10 anos de idade, a febre moderada e persistente é a principal manifestação clínica. Também são comuns irritabilidade, tosse, falta de apetite, perda de peso e suor intenso à noite. Nas formas extrapulmonares de tuberculose, que são menos frequentes, os sinais e sintomas variam de acordo com o órgão ou sistema acometido.

O que fazer se você estiver com os sintomas?

Para diagnosticar a tuberculose é necessário realizar o exame de escarro (baciloscopia, cultura ou teste molecular rápido para tuberculose). Outros exames também podem ser solicitados (como radiografias, tomografias, biópsias, etc).

A Secretaria Municipal de Saúde de Manaus conta com quatro Laboratórios Distritais interligados por uma rede de 96 postos de coleta distribuídos nos cinco Distritos Sanitários, onde o usuário da rede pública ou privada pode, durante todo o horário de funcionamento da Unidade, pode entregar sua amostra de escarro para o diagnóstico da TB.

O tratamento é gratuito, oferecido apenas na rede SUS, tendo duração de no mínimo seis meses, com tomada diária de medicamento. Há casos em que o tratamento precisa ser estendido por mais tempo, a depender da avaliação clínica e de resultados de exames laboratoriais. É comum que após as primeiras semanas de tratamento, o paciente observe melhora total dos sinais e sintomas. No entanto, isto não quer dizer que a doença está curada. Para obter a cura é necessário completar todo o tratamento.

Atualmente a maior parte dos casos de tuberculose é tratada na Unidade Básica de Saúde mais próxima a sua casa. Considerando o longo tempo de tratamento, recomenda-se que os casos recebam o tratamento diretamente observado (TDO), ou seja, que a tomada de medicamentos seja observada diariamente por um profissional da equipe de saúde capacitado, na sua residência ou na unidade de saúde mais próxima.

Para a cura da Tuberculose é necessário completar todo o tratamento!

Onde fazer o teste?

Nas Unidades de Saúde com posto de coleta para exame de escarro.

CLIQUE AQUI

Materiais informativos

Painel de Indicadores da Tuberculose

Boletim Epidemiológico nº 01

Ministério da Saúde

Manual de Recomendações

Técnicas de aplicação e leitura da prova
tuberculínica

Voltar ao topo