Prefeitura de Manaus entrega sexta escola revitalizada no bairro Zumbi

03/05/2023 17h23

O prefeito de Manaus, David Almeida, reinaugurou a escola municipal Professora Francisca Pergentina da Silva, na tarde desta quarta-feira, 3/5, que estava há dez anos sem reformas. Esta é a sexta escola entregue totalmente reformada pela atual gestão, no bairro Zumbi, zona Leste. Somando-se a esta, no total, já foram 313 unidades educacionais entregues revitalizadas.

Administrada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), a escola atende, atualmente, 1.183 alunos do ensino fundamental 2, (6º ao 9º ano) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

David Almeida destacou o trabalho realizado pela engenharia da Semed no bairro, que teve todas as escolas municipais revitalizadas e ampliadas.

“Esta é a escola de número 313 que entregamos totalmente reformada na nossa gestão. Aqui no Zumbi, todas as escolas foram revitalizadas pela prefeitura. Foram verdadeiras transformações que fizemos na busca de melhorar o conforto dos alunos e dos servidores da educação”, enfatizou Almeida.

A obra da escola iniciou em dezembro de 2022 e durou cinco meses. No local, foram realizadas substituição das instalações elétricas, das luminárias, do forro e das louças, revestimentos e ainda pintura geral, troca da cobertura, execução de abrigo de gás e instalação de coifa na cozinha.

Também foram criados alguns espaços como secretaria, depósitos de alimentos e pedagógico, quatro banheiros para Pessoas com Deficiência (PcDs), rampa de acesso coberta para entrada dos alunos e funcionários, bancadas, além da ampliação da cozinha. O prédio possui ainda 16 salas de aulas, biblioteca, diretoria, refeitório, auditório e salas dos professores, pedagógica e de recursos.

De acordo com a titular da Semed, professora Dulce Almeida, o novo ambiente escolar garante com que os professores possam passar o conhecimento acadêmico aos alunos, melhorando o aprendizado.

“Hoje, a educação de Manaus é comandada por professores de chão de escola, por isso, sabemos as necessidades dos nossos servidores e buscamos mudar a antiga realidade das nossas escolas. Graças ao olhar carinhoso que o prefeito David Almeida tem, nós estamos conseguindo. Tenho certeza que isso tudo vai produzir muitos frutos para a nossa cidade”, afirmou Dulce.

Para a industriária Aline Montenegro, mãe da aluna Isabelly, 14 anos, do 8º ano, a entrega da escola é um sonho, que ela mesma acompanhou durante os cinco meses.

“Eu sou uma das mães que participou de todas as reuniões, que buscou por essa reforma, então essa entrega é um sonho, que não demorou muito tempo para se realizar. Foram cinco meses vendo esse trabalho ser concluído e hoje nossos filhos recebem uma escola com uma estrutura maravilhosa e que nós, pais, precisamos cobrar deles que cuidem deste espaço”, disse a mãe.

Texto – Thiago Fernando / Semcom e Érica Marinho / Semed

Fotos – Dhyeizo Lemos / Semcom