PrincipalEscola de Saúde Pública (ESAP)

Mostra de Pesquisa Científica 2022

V Mostra de Pesquisa Científica

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), irá promover, entre os dias 13 e 16 de dezembro, das 9h às 17h, a V Mostra de Pesquisa Científica. Esta será a terceira edição na modalidade virtual, transmitida pelo ‘Canal Telessaúde’, da Universidade do Estado do Amazonas http://www.youtube.com/@uddae_uea

O evento, organizado pela Escola de Saúde Pública (Esap), terá como público-alvo pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, servidores e trabalhadores da saúde envolvidos com as diferentes temáticas de pesquisas relacionadas à Atenção Primária à Saúde, objetivando a difusão do conhecimento e intercâmbio de experiências vivenciadas nos cenários de práticas da Semsa.
“Durante o evento, pesquisadores de diversas instituições de ensino superior, nacionais e internacionais, e diferentes níveis de estudos – da iniciação científica ao doutorado, irão apresentar os resultados das produções científicas realizadas em unidades de saúde do município”, explica a diretora da Esap, Karina Cerquinho.

A palestra de abertura, que irá acontecer na manhã do dia 13, com o título ‘Estratégias de Divulgação Científica’, será proferida pela Prof. Dra. Inara Regina Costa, da Universidade Federal do Amazonas. Além de uma abordagem teórica e conceitual sobre divulgação científica, irá apresentar estratégias para que pesquisadores consigam divulgar os resultados de pesquisa para a sociedade. “A divulgação de pesquisas pelos veículos de comunicação tende a ter mais visibilidade em virtude da convergência de mídias on-line e off-line. Deste modo enfatizaremos a divulgação na imprensa ao adotar uma técnica de redação mais fácil de usar”, antecipa Inara.

A programação continuará no dia 14, pela manhã; e nos dias 15 e 16, manhã e tarde. Ao todo, serão 34 trabalhos, distribuídos em nove temáticas: Grupos Especiais, Saúde do Idoso, Saúde Bucal, Assistência Farmacêutica, Medicina Laboratorial, Atenção Psicossocial, Vigilância Epidemiológica e Ambiental, Atenção Primária à Saúde e Saúde da Mulher, suscitando o diálogo entre a gestão, ensino, serviço e a comunidade.

O evento é gratuito, sem necessidade de inscrição prévia.

Programação da V Mostra Científica