PrincipalEscola de Saúde Pública (ESAP)

Pós-Graduação Lato Sensu

Residência

Residência de Medicina de Família e Comunidade
O Projeto da Residência de Medicina de Família e Comunidade Semsa (PRMMFC Semsa) foi iniciado em 2010, com o matriciamento feito pela PUC do Paraná. Em 2012, após aprovação pela Comissão Nacional de Residência Médica, iniciou suas atividades com 08 vagas credenciadas, sendo a bolsa do residente subsidiada pelo Ministério da Saúde, através do Pró–Residência.

Em 2015 houve um aumento de 8 para 12 vagas credenciadas e a partir de 2019 o Programa começa a expandir seu número de vagas, oferecendo atualmente 30 vagas para residentes do primeiro ano. As vagas são ofertadas por meio de edital público.

O PRMMFC/Semsa completou, em 2022, sua primeira década de atividades, formando neste período um total de 51 médicos de família e comunidade.
Os residentes são inseridos em equipes da Estratégia Saúde da Família e em unidades qualificadas para desenvolvimento de atividades de integração ensino–serviço–comunidade durante dois anos. Dentre os campos de prática destaca-se a Clínica da Família Desembargador Fábio do Couto Valle, situada no bairro Jorge Teixeira, que é projeto-piloto de unidade formadora para a Atenção Primária à Saúde e cuja equipe médica é composta exclusivamente de médicos de família e comunidade e residentes do PRMMFC/Semsa.

Supervisor: Frederico Germano Lopes Cavalcante.

Comissão de Residência Médica – COREME
A Comissão de Residência Médica foi instituída por meio da Portaria nº 235/2018 GABIN/Semsa em 24 de abril de 2018. A Comissão de Residência Médica da Semsa Manaus é uma instância de caráter consultivo e deliberativo com representação dos segmentos envolvidos em Programas de Residência Médica, sendo subordinada à Escola de Saúde Pública de Manaus/ESAP no âmbito da Semsa.

Outra de suas competências é a atuação na interface com a Comissão Estadual de Residência Médica do Amazonas/CERMAM e a Comissão Nacional de Residência Médica/CNRM.

Coordenador: Mauro Magaldi Lins.

Comissão de Residência Multiprofissional – COREMU
A Comissão de Residência Multiprofissional da Secretaria Municipal de Manaus – Semsa foi instituída em 16 de julho de 2018 pela Portaria nº 408/2018–ESAP/Semsa.

A Comissão de Residência Multiprofissional – COREMU é um colegiado competente para atuar na interface com a Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde – CNRMS, sendo condicionante à propositura de Programas de Residência Multiprofissional em Saúde (PRMS) e em Área Profissional da Saúde (PRAPS). É uma instância de caráter deliberativo e consultivo com representação dos segmentos envolvidos no planejamento, execução e avaliação de PRMS e PRAPS, subordinada à Escola de Saúde Pública de Manaus, no âmbito da Semsa, denominando–se COREMU/ESAP/SEMSA.

Especialização

Especialização em Saúde da Família e Comunidade – Em andamento
Realizado em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas, destinado a profissionais médicos sem vínculo com a Semsa, com objetivo de fortalecer o Sistema Único de Saúde e contribuir para o aprimoramento desses profissionais que atuam diretamente no campo da atenção primária à saúde. O curso na modalidade à distância, tem carga horária de 460 horas e duração de 2 anos.

Coordenador Administrativo: Amanda Cardelis Lins.
Coordenador Pedagógico: Jacqueline de Almeida Gonçalves Sachett.

Especialização em Saúde Pública, com ênfase em Estratégia Saúde da Família – Encerrado
Realizado em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas, destinado aos trabalhadores da Saúde com ou sem vínculo com a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus.

O curso terá como foco a aplicação dos conhecimentos na saúde pública nas práticas do serviço no âmbito do SUS, mais precisamente nos serviços ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde, considerando os determinantes da saúde, com ênfase na atenção familiar e será direcionado a profissionais de saúde graduados. O curso terá carga horária de 3.744 horas, distribuídas em 24 meses.

Coordenador Administrativo: Amanda Cardelis Lins.
Coordenador Pedagógico: Darlisom Sousa Ferreira.

Especialização em Saúde Pública, com ênfase na Interprofissionalidade – Encerrado
Realizada em parceria com o Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) e a Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola), destinado a profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus. O curso apresenta como objetivo a formação de sanitaristas qualificados na perspectiva interprofissional para gerar novos conhecimentos e atuar no território privilegiado da saúde, principalmente no âmbito da atenção primária à saúde. O curso terá carga horária de 360 horas, distribuídas em 13 meses.

Coordenador Administrativo: Mateus Silva de Souza.
Coordenador Pedagógico: Júlio Cesar Schweickardt.