Prefeitura apresenta projetos e obras da gestão municipal para vice-prefeito de Fortaleza em visita a Manaus

17/05/2023 19h08

Em Manaus para participar do encontro “Soluções Inovadoras para o futuro das Cidades”, o vice-prefeito de Fortaleza (CE) e superintendente do Instituto de Planejamento (Ipanfor), Élcio Batista, visitou a sede do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e obras em execução pela Prefeitura de Manaus, na gestão do prefeito David Almeida.

A visita ocorreu nesta quarta-feira, 17/5, incluindo um tour pelo Casarão da Inovação Cassina e intervenções do “Nosso Centro”, no Centro, zona Sul, e pela nova Casa de Praia Zezinho Corrêa, na Ponta Negra, zona Oeste.

Para Élcio, o Brasil tem um potencial muito grande para fortalecer redes e comunidades de aprendizagem para que possa dar velocidade à implementação de projetos urbanos e de resiliência. “E aproveitar as boas práticas de muitas cidades brasileiras e mundiais e as suas inovações. Em Manaus, pude presenciar o quanto isto está presente na administração municipal. Assim como as demais cidades tem muitos desafios, também se tem o direcionamento para buscar inovação na solução dos problemas, que alguns são do século 20 e outros já do século 21”, comentou o vice-prefeito de Fortaleza.

Élcio falou que a capital amazonense tem os mesmos desafios, mas conta com programas e projetos de regeneração urbana, com os que viu localizados no Centro. “O exemplo que vi aqui no Centro é bem importante para o que se pode fazer de regeneração urbana em outras cidades do País”, disse.

Acompanharam a visita o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente e o vice-presidente da autarquia, arquiteto e urbanista Claudemir Valente.

“Nosso objetivo é sempre aperfeiçoar e compartilhar conhecimento sobre boas práticas e a pauta sustentável na busca de tornar as cidades melhores. Aqui seguimos firmes na reabilitação do ‘Nosso Centro’ e em obras estruturantes como o parque Amazonino Mendes e o Mirante Rosa Almeida Encontro das Águas, que vão dar novos usos a espaços urbanos degradados e abandonados, maximizando o impacto da transformação urbana, social, do turismo, cultura, lazer e melhoria da qualidade de vida da população. São áreas novas que estão sendo criadas observando movimentos globais em planejamento”, comentou Valente.

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Fotos – Clóvis Miranda / Semcom