Prefeito visita empresa de reciclagem que produz produtos com borracha retiradas de pneus

24/05/2023 15h19

O prefeito de Manaus, David Almeida, visitou, nesta quarta-feira, 24/5, a empresa Amera, localizada no Distrito Industrial, zona Sul da capital, e conferiu de perto o processo de reciclagem realizado no local. A indústria, inaugurada em março deste ano, fabrica produtos para diversos setores utilizando a borracha retirada de pneus descartados.

Acompanhado pelos titulares das secretarias municipais de Limpeza Urbana (Semulsp), Sabá Reis, e de Empreendedorismo, Trabalho e Inovação (Semtepi), Radyr Junior, David Almeida destacou a importância do serviço, uma vez que auxilia na preservação do meio ambiente.

“Essa é a primeira empresa a fazer esse processo produtivo completo, e a destinação correta desse tipo de material é fundamental para que possamos preservar o meio ambiente. Você vê a quantidade de pneus que tem aqui nesta empresa, são pneus recolhidos pela cidade de Manaus e que se ficassem nas ruas, iriam demorar praticamente 600 anos para fazer a decomposição”, enfatizou.

A Amera é especializada na produção de materiais 100% recicláveis, realizando a coleta dos pneus descartados e fazendo a retirada do aço presente nos produtos. Após esse procedimento, o material é encaminhado para a trituração, para ser transformado em pisos e materiais feitos da borracha reciclada.

O chefe do Executivo municipal enfatizou que a Prefeitura de Manaus está firmando uma parceria com a empresa, uma vez que deixa de jogar os pneus no aterro sanitário da cidade.

“Hoje temos a destinação nesse processo, onde a prefeitura recolhe alguns pneus e deixa aqui, diminuindo assim o impacto no nosso aterro sanitário. Além disso, a destinação correta dos pneus traz um benefício grandioso para o meio ambiente e a natureza agradece”, enfatizou Almeida.

Diretora-executiva da Amera, Sueli Cossuol frisou que a empresa tem capacidade de reciclar mais de 600 toneladas de pneus por ano, transformando em material e produtos que podem ser utilizados no dia a dia da população.

“Nós somos uma empresa que nascemos com esse DNA de cuidar da Amazônia, preservarmos o meio ambiente e a nossa ideia sempre foi não só recolher os pneus, mas sim dar uma destinação correta. Nós fazemos uma logística reversa e voltamos com esse pneu ao mercado, após passar por um processo produtivo, como um novo produto como anilhas, halteres e pesos”, finalizou.

Texto – Thiago Fernando / Semcom

Fotos – Dhyeizo Lemos / Semcom