Visa Manaus participa de conferência com a Anvisa para revisão das normas nacionais de segurança sanitária

14/02/2023 20h02

A Prefeitura de Manaus, via Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), participou, nesta terça-feira, 14/2, de uma conferência virtual com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para participar de um projeto de revisão e aprimoramento das normas de segurança sanitária brasileiras.

A conferência aconteceu na sede da Semsa, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul da cidade, e reuniu representantes da Subsecretaria de Gestão da Saúde (SUBGS) e de todas as gerências da Visa Manaus.

A participação da capital amazonense na iniciativa acontece após a aprovação em um processo seletivo do Governo Federal, que escolheu dez órgãos de vigilância sanitária em todo o país para colaborar na ação.

O Programa de Implantação das Diretrizes para Organização e Atuação Sanitária para o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) é o nome do projeto, que irá revisar os códigos e regramentos sanitários brasileiros, boa parte dos quais criados há mais de duas décadas, com base em práticas de gestão da qualidade, gerenciamento de risco e avaliação de perfis e competências. O programa conta com um documento norteador, o “Manual para Elaboração do Código Sanitário para o SNVS”, e será desenvolvido em conjunto com a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) em várias Visas pelo país, incluindo Manaus.

A subsecretária de Gestão da Saúde em exercício, Aldeniza Araújo, que participou da conferência, comemorou mais uma conquista importante para a Diretoria de Vigilância Sanitária.

“Ficamos muito satisfeitos em ver Manaus entre as cidades escolhidas para participar dessa iniciativa, que busca transformar a própria prática de vigilância sanitária no país, avançando na promoção da saúde e qualidade de vida da população”, afirmou.

O diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, ressaltou a importância das iniciativas de qualificação do trabalho desenvolvido pela Vigilância Municipal.

“É importante destacar os esforços para implementar as práticas de Gestão da Qualidade em seus processos de trabalho, e uma delas é a educação permanente dos servidores. É dentro desse propósito que aderimos agora ao Programa, que pretende revisar, reorganizar e atualizar o trabalho de vigilância sanitária no país, uma oportunidade para contribuir e também aprender com práticas, experiências e conhecimentos trazidos de todo o país, e que irão se refletir na qualidade e eficiência do serviço oferecido aos cidadãos”.

Com a adesão da Visa Manaus ao Programa de Implantação das Diretrizes para Organização e Atuação Sanitária para o SNVS, começa a etapa de consultoria da Anvisa, para que a capital amazonense possa conhecer o projeto em todos os seus aspectos. Nas próximas semanas, novas reuniões entre a Visa Manaus e a Anvisa irão dar continuidade à troca de aprendizados, bem como à construção de um novo capítulo para a vigilância sanitária brasileira.

Texto – Renildo Rodrigues / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa