Testes diagnósticos da Covid-19 são tema de live da Visa Manaus

19/05/2021 17h41

Nesta quarta-feira, 19/5, às 18h, fiscais da Vigilância Sanitária da Prefeitura de Manaus participam de uma live promovida pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado do Amazonas (CRF-AM), para explicar a Nota Técnica nº 23/2020, da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), que dispõe sobre os procedimentos sanitários exigidos para as farmácias da rede privada, que oferecem testes de diagnóstico da Covid-19 a seus clientes.

No evento, a Visa será representada pelas fiscais farmacêuticas Luciana Don e Cláudia Moreno, que irão abordar o tema “Implicações legais e éticas na realização de Teste Covid-19 em farmácias e drogarias”, que inclui, entre outras questões, o passo a passo para que as farmácias particulares possam obter a autorização temporária para a aplicação dos testes na capital amazonense, a obrigação de notificar os sistemas de registro da doença em casos, tanto positivos quanto negativos, bem como as sanções previstas para quem descumprir essas obrigações.

“Esta live é a segunda parte da rodada de explicações que o CRF-AM vem realizando sobre as exigências impostas às farmácias por causa do serviço de testagem rápida para Covid-19, que é um serviço excepcional, autorizado apenas em razão da situação de pandemia. Nosso esforço é no sentido de divulgar essas determinações e esclarecer quaisquer dúvidas de forma acessível e didática”, explica Luciana.

live é uma iniciativa da Comissão de Fiscalização do CRF-AM, da qual a Visa Manaus faz parte. Sempre que há atualizações na legislação sobre o serviço de farmácia no Estado e no município, o órgão realiza eventos informativos, para esclarecer sobre as mudanças. O evento de hoje pode ser acessado, tanto a partir do site do CRF-AM https://crfam.org.br/, clicando no ícone do YouTube, quanto no próprio canal do órgão na plataforma https://www.youtube.com/channel/UC2vdU0WTPt5POwoHN_zGCGA.

Texto – Renildo Rodrigues / Semsa