Prefeitura destaca melhorias realizadas na infraestrutura turística da cidade durante sessão solene na Câmara Municipal de Manaus

11/11/2022 16h01

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), destacou, nesta quinta-feira, 10/11, durante sessão solene na Câmara Municipal de Manaus (CMM), os avanços realizados na infraestrutura turística local. O evento, que homenageou os hoteleiros da cidade, reuniu os segmentos que compõem o trade turístico da capital.

Entre os pontos apresentados, o destaque foi dado para a importância da hotelaria para qualquer destino turístico, além da implantação e desenvolvimento de projetos de infraestrutura receptiva que contribuirão, ainda mais, para o estímulo à iniciativa privada, no sentido de empreenderem cada vez mais no setor de turismo, aquecendo, desta forma, a economia local.

A vice-presidente da Manauscult, Oreni Braga, comentou que há seis meses a gestão David Almeida vem realizando uma ação conjunta com o trade turístico, tendo como objetivo organizar a cidade e minorar os problemas relacionados pelos empresários do setor hoteleiro e turístico, especialmente para a retomada da ‘Temporada de Cruzeiros’, que injetará um volume de recursos na ordem de R$ 30 milhões de reais na economia local.

“Nosso trabalho consistiu em, primeiramente, reunir os hoteleiros para ouvi-los e saber quais os problemas mais graves que eles estavam enfrentando. Nosso trabalho, realizado, também, em parceria com os demais órgãos que compõem a matriz de responsabilidade, buscou, não só mitigar os problemas, mas, qualificar o quadrilátero do Centro Histórico de Manaus”, avaliou Oreni Braga.

O objetivo da pasta de Turismo da prefeitura é que o destino “Manaus” seja um produto competitivo no mercado nacional e internacional, por isso sua participação em feiras importantes este ano como na Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav Expo), na Brazil Travel Market (BTM) e no Festival do Turismo de Gramado (Festuris).

Infraestrutura

O programa “Asfalta Manaus”, da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), está atuando em dez vias do centro da cidade com pavimentação completa que compreende: fresagem, imprimação e aplicação de massa.

Sinalização

As ações de sinalização horizontal em avenidas e ruas do Centro, realizadas pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), além de orientar os locais adequados de travessia e ordenamento do fluxo de veículos, contribui diretamente para a organização da cidade.

Faixas de pedestres, linhas de retenção, linhas de bordo, linhas de divisão de pista e de divisão de fluxo foram aplicadas na área central da cidade pelo IMMU.

Iluminação

O projeto de modernização de iluminação pública, o “Ilumina Manaus”, executado pela Unidade Gestora Municipal de Abastecimento de Energia Elétrica (UGPM Energia), foi realizado na Praça Dom Pedro II, localizada no Centro Histórico de Manaus, que recebeu ações de manutenção e de revitalização, com a instalação de lâmpada LED que, com sua eficiência energética, consome até 90% menos energia, contribuindo com a sustentabilidade e a segurança.

Segurança

Com a Temporada de Cruzeiros, que se inicia no dia 27/11, com um fluxo de 25 mil turistas, a segurança turística ganhou reforço com o início do projeto itinerante “Guarda Presente”, da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg).

O programa conta com mais de 700 homens patrulhando a cidade e vai funcionar de forma integrada com as forças de segurança do Estado e com o Centro de Cooperação da Cidade (CCC), que dará suporte por meio das câmeras de monitoramento.

Texto – Emanuelle Baires / Manauscult
Fotos – Divulgação / CMM