Ponte de ferro da avenida 7 de Setembro vai ganhar letreiro turístico da Prefeitura de Manaus

31/01/2023 12h23

Para dar ao ambiente urbano da capital amazonense a combinação do arquitetônico, da paisagem natural, exibições de iluminação e referência turísticas, a Prefeitura de Manaus está desenvolvendo um novo letreiro oficial da cidade para ser instalado no entorno da ponte Benjamin Constant, na avenida 7 de Setembro, Centro.

O espaço, que passa por revitalização especial, acompanhada pelo prefeito David Almeida, recebe iluminação cênica e reforço na segurança.

O Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) está realizando estudos na área para a implantação do mobiliário urbano, que teve sua primeira instalação no complexo turístico Ponta Negra, zona Oeste.

O letreiro para compor a paisagem com a ponte não terá borda e vai proporcionar aos visitantes e turistas uma experiência visual e um lugar instagramável para todas as pessoas, de todas as idades, com recursos de iluminação e tecnologia. Ali estará reunida a atmosfera do antigo, com a ponte de ferro, e o moderno e urbano.

“A ponte está com nova iluminação, com uma nova concepção e é assim que nós vamos deixar os viadutos e passagens de níveis da nossa cidade, nos mesmos moldes da ponte da avenida 7 de Setembro”, assegurou o prefeito.

A nova iluminação cênica da ponte Benjamin Constant é totalmente em LED de alto rendimento, sendo que aproximadamente 50% dos equipamentos também contam com tecnologia adicional em RGB e controles que possibilitam dinamismo na execução de cores, formando regiões cênicas.

Com a inclusão do letreiro no entorno da intervenção de iluminação e paisagem, se busca ainda levar melhor qualidade de vida à população às margens do igarapé e potencializar o turismo local.

Mais outros letreiros serão instalados na cidade, reforçando o investimento da prefeitura na autoestima da população e no turismo, com previsão de um para os arredores do largo de São Sebastião, tendo como pano de fundo o Teatro Amazonas, e outro na zona Leste.

Para o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente, o mobiliário passa a ser a assinatura oficial da capital. Seguindo o padrão do letreiro, o da ponte terá corpo construído em chapas metálicas, com estruturas em uma base de concreto para fixação segura, além das letras da palavra “Manaus” e elementos vazados.

Os recursos para construção do mobiliário são decorrentes de medidas compensatórias do licenciamento urbano, previsto no Plano Diretor, e a Prefeitura de Manaus não terá custos.

Texto – Claudia do Valle / Implurb
Fotos – Dhyeizo Lemos / Semcom e Márcio Melo / Seminf