Prefeitura de Manaus lembra Dia Municipal de Combate a Acidentes de Trânsito com ação educativa na zona Leste

28/03/2023 15h09

Combater e evitar acidentes de trânsito é o objetivo de mais uma ação promovida pela Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), na zona Leste de Manaus, nesta terça-feira, 28/3. O setor de educação do Instituto, agentes de trânsito e demais servidores do órgão formaram uma ‘força-tarefa’ para orientar condutores e pedestres quanto ao respeito à faixa de pedestre.

A ação faz alusão ao Dia Municipal de Prevenção e Combate à Violência no Trânsito, lembrado todo ano em 28 de março, de acordo com a Lei Municipal número 1.861 de 6 de maio de 2014. Contou também com apoio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto – FVS-RCP/AM.

Para a chefe do setor de Educação do IMMU, Hanara Souza, a ação educativa visa oferecer mais segurança no uso da faixa a pedestre. “O objetivo é oferecer segurança, tanto ao pedestre quanto aos condutores, para o uso da faixa de pedestres. Antes de atravessar, os pedestres devem fazer a devida sinalização com o braço estendido, para deixar claro aos motoristas a intenção de fazer a travessia. Outra orientação é atravessar a faixa apenas quando tiver certeza que os veículos estejam parados”, destacou.

A abordagem acontece em uma faixa de pedestre localizada na principal via do bairro Coroado, e envolve distribuição de material informativo e orientações repassadas pela equipe do setor de Educação do IMMU, que leva informações à população sobre a necessidade de respeitar as regras de trânsito e, desta forma, prevenir acidentes.

Moradora da região, a dona de casa Núbia Silva Siqueira, 41 anos, elogiou a ação de educação do IMMU. “É muito importante essa conscientização porque esta travessia é muito perigosa, inclusive, na semana passada, minha filha quase foi atropelada porque um veículo que não parou na faixa de pedestre. O respeito ao pedestre é muito importante”, frisou.

A operação se soma a outras iniciativas realizadas pelo IMMU para melhorar o fluxo de veículos e orientar os pedestres quanto ao fazer uma travessia segura. O trabalho de educação para o trânsito do Instituto é desenvolvido diariamente, não só nas ruas e avenidas movimentadas, mas também nas vias de escolas da capital.

Texto – Álisson Castro / IMMU

Foto – Karol Silva / IMMU