Prefeitura de Manaus fiscaliza tráfego de veículos pesados na avenida Mário Ypiranga Monteiro, na zona Centro-Sul

12/04/2023 13h54

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), deu início, nesta quarta-feira, 12/4, a uma operação de fiscalização em caminhões pesados na Zona Máxima de Restrição de Circulação (ZMRC), na avenida Mário Ypiranga Monteiro, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul da cidade. O objetivo da ação é coibir que veículos sem permissão, por conta do peso, circulem na via e coloquem em risco a segurança viária. Durante as abordagens, foram autuados cinco caminhões por estarem transitando fora do horário permitido.

Os agentes fiscalizaram aproximadamente 15 caminhões e cinco foram notificados por circulação fora do horário e desrespeito à legislação. Na operação, os agentes verificam a documentação do veículo e dos condutores, caso o veículo esteja transitando fora do horário permitido, o motorista deve apresentar a Autorização Especial de Trânsito (AET), expedida pelo órgão para transitar naquele dia e horário.

“”Essa operação é fundamental para garantir a segurança viária na região central da cidade e para preservar as condições das vias públicas. Além disso, a restrição de circulação de veículos pesados na ZMRC contribui para melhorar a fluidez do trânsito e reduzir os acidentes, o que é benéfico para todos os usuários das vias. A nossa intenção é garantir o cumprimento das normas de trânsito. A operação será contínua e a prefeitura conta com a colaboração de todos para tornar o trânsito em Manaus mais seguro e eficiente”, afirmou o diretor de Operações do IMMU, Stanley Ventilari.

A operação é uma iniciativa importante da Prefeitura de Manaus para garantir a segurança viária e a preservação das vias públicas da cidade. A Zona Máxima de Restrição de Circulação é uma área de grande importância para o tráfego de veículos e pedestres, e a restrição de circulação de veículos pesados nessa região contribui para um trânsito mais seguro e organizado.

A Zona Máxima de Restrição de Circulação é uma área delimitada na região central de Manaus e compreende dez vias, incluindo as avenidas Djalma Batista, Constantino Nery e Mário Ypiranga Monteiro. Os veículos com até oito toneladas podem circular nesses locais no horário das 6h às 9h e das 17h às 20h. A medida visa reduzir o tráfego de caminhões nessa região, que é intensamente movimentada por pedestres e veículos leves.

Texto – Marcelo Lima / IMMU

Fotos – Divulgação / IMMU