Prefeitura de Manaus expede mais de 9 mil credenciais de estacionamento neste ano

Por Prefeitura de Manaus

20/12/2022 17h25

Icone audio
Prefeitura de Manaus expede mais de 9 mil credenciais de estacionamento neste ano

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), já expediu, neste ano, 9.002 credenciais de estacionamentos para idosos e Pessoas com Deficiência (PcDs). Destas, 7.677 emissões foram de idosos e mais 1.325 de PcDs.

O chefe do Serviço de Atendimento Especial (SAE) do IMMU, Jean Carlos Auzier Sobreira, destacou a importância desta documentação. “Estamos saindo de uma pandemia em que houve uma drástica redução na emissão dessas credenciais e, agora, estamos voltando ao patamar das expedições de antes da pandemia.

Ainda assim, muitos idosos e PcDs não buscam esse benefício. Com a credencial, o idoso ou PcD estaciona a poucos metros dos locais de comércio e não fica procurando vaga, salientando que o percentual determinado por lei é 5% para idosos e 2% para PcDs.

A credencial, que autoriza o estacionamento em vaga especial, pode ser emitida por idosos a partir de 60 anos e pessoas com deficiência. Os interessados devem fazer agendamento no site do IMMU, no link https://immu.manaus.am.gov.br/index.php?r=agendamento%2Findex.

Para emitir a credencial, os idosos precisam apresentar os seguintes documentos: comprovante de residência atualizado, cópia de RG e CPF. Para as pessoas com deficiência, também é necessária a apresentação de laudo médico constando diagnóstico, CID, carimbo e assinatura do médico especialista. O documento tem validade de cinco anos.


Texto – Álisson Castro / IMMU
Fotos – Sidney Mendonça/IMMU