Carnaval de Manaus 2023: Prefeitura apresenta plano de trânsito e transporte no desfile das escolas de samba e blocos

14/02/2023 17h47

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), apresentou nesta terça-feira, 14/2, o planejamento das ações de trânsito e transporte de monitoramento das áreas próximas ao centro de convenções (sambódromo), durante os desfiles das escolas de samba. As ações incluem o perímetro de interdição viária, efetivo de servidores e linhas de ônibus do transporte coletivo que estarão disponíveis até o término do evento.

Na apresentação do planejamento das ações de transporte, o IMMU inseriu na programação, um pedido da comissão das agremiações do grupo especial para disponibilizar ônibus urbanos aos foliões, após o desfile de cada escola.

O diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, afirmou que os serviços de trânsito e transporte irão atender os brincantes durante as festividades.

“Teremos três noites de carnaval oficial, na quinta e sexta-feira, e não haverá interdição, haverá monitoramento e controle. Os agentes de trânsito estarão distribuídos em todos os cruzamentos. No entanto, no sábado, teremos a interdição da Pedro Teixeira, nas proximidades da Vila Olímpica e vamos fazer o monitoramento. Não há previsão de interdição na Constantino Nery, até porque a Djalma Batista já estará interditada”, explicou o diretor-presidente.

Agentes de trânsito vão atuar na fiscalização, controle e ordenamento de veículos e pedestres para garantir a segurança e a fluidez nas vias. Além disso, o IMMU realizará orientações com mensagens educativas que serão distribuídas ao público no dia 18/2, a partir das 18h.

Desfile no sambódromo

Nos dias 16 e 17/2, durante o desfile do grupo de acesso, haverá somente interdição da avenida Flaviano Limongi (ao lado do sambódromo). No dia 18/2, sábado, é o desfile do grupo especial, e a partir das 7h, haverá interdição da avenida do Samba, entre as avenidas Pedro Teixeira e Lóris Cordovil, com o seguinte esquema:

Avenida Pedro Teixeira – Trecho da rua Francisco Orellana até a Constantino Nery; avenida Loris Cordovil, no trecho entre a alameda do Samba e rua Vivaldo Lima (SPA Alvorada); avenida Belmiro Vianês entre a Pedro Teixeira e Lóris Cordovil; rua Flaviano Limongi, entre as avenidas Pedro Teixeira e Lóris Cordovil.

Carnaval do bairro Educandos

Nos dias 18, 19, 20 e 21/2, haverá interdição de vias, a partir das 14h. Os veículos que trafegam na avenida Leopoldo Peres e na rua Vista Alegre em direção ao Amarelinho ou à ponte Educandos, devem acessar a rua Manoel Urbano, ao lado da usina Americana, converter à esquerda ao lado da igreja, depois à direita para a rua Inocêncio de Araújo, em direção à ponte Educandos.

Os veículos que trafegam na rua Amâncio de Miranda em direção à avenida Leopoldo Peres ou à rua Vista Alegre, devem acessar a rua Inocêncio de Araújo à esquerda (sorveteria,) seguir para a ponte Educandos, converter à direita para a rua Isabel, à direita, depois para a rua José Paranaguá e à esquerda para a avenida Lourenço da Silva Braga, em direção ao bairro de Educandos.

Bloco das Piranhas e banda do Galo

O bloco das Piranhas, no dia 19/2, e a banda do Galo, em 21/2, acontecerão no sambódromo. Os agentes realizarão fiscalização e monitoramento das vias ao redor do local do evento para coibir estacionamentos irregulares e auxiliando na travessia de pedestres.

As interdições irão começar a partir do meio-dia. Os veículos que trafegam na avenida Pedro Teixeira, oriundos do bairro Dom Pedro podem acessar a avenida Constantino Nery em direção ao Centro ou aos bairros, não podendo seguir em frente em razão da obra emergencial na Djalma Batista.

O IMMU informa que serão interditadas duas faixas na pista da avenida Pedro Teixeira, em frente ao sambódromo para a circulação de pedestres. Os motoristas terão livres as faixas da direita em direção à Constantino Nery.

Transporte

Em relação ao transporte coletivo, as linhas de ônibus irão operar com frota reforçada dos coletivos que atendem as imediações do sambódromo, no próximo sábado, 18/2.

As linhas que circulam no entorno do sambódromo terão seus horários estendidos até à meia-noite. Após esse horário haverá carros de apoio que realizarão viagens extras até o fim do evento.

Para melhor atendimento aos torcedores das agremiações carnavalescas, haverá programação especial e horários estendido de linhas até as 4h da madrugada, conforme programação abaixo:

010 – Norte / Sul / est. 2 / T2 / Cachoeirinha

227 – Alvorada 3 / est. 2 – Arena

A222 – Promorar / Alvorada / est.2 – Arena Oeste

A225 – Nova Esperança / est. 2 – Arena

652 – T4 / T5 – Ephigênio Salles / Sambódromo Leste

Serão criadas, ainda, duas linhas extras:

900- Praça 14 / Petrópolis / Cachoeirinha

901 – Compensa / Santo Antônio / São Raimundo / Aparecida

O IMMU destaca que fiscais de transporte estarão atuando nos Terminais de Integração e locais estratégicos para verificar a frota e ainda orientar passageiros quanto às linhas de ônibus. Fiscais de transportes se revezarão no Centro de Controle da Cidade (CCC) para monitorar as plataformas e as circulações dos coletivos.

– As linhas abaixo serão estendidas com auxílio de ônibus de apoio até o final do desfile:

011 – Vivenda Verde / T1 / Centro

640 – T4-T3 / Cidade Nova / Centro

540 – Ouro Verde / T1 / Centro

560 – T4 / Cidade de Deus / Centro

455 – Rio Piorini / Santa Marta / Centro.

Texto – Divulgação / IMMU

Fotos – João Viana / Semcom