Unidade Móvel do CCZ da Prefeitura de Manaus realiza castração de gatos no bairro Jorge Teixeira

22/03/2023 16h27

Como parte do trabalho de controle populacional de animais e prevenção na disseminação de doenças, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand, da Prefeitura de Manaus, agendou a castração de 250 gatos em ação realizada no bairro Jorge Teixeira, zona Leste.

O agendamento para o serviço foi disponibilizado no dia 16/3 e o procedimento cirúrgico foi iniciado na segunda-feira, 20, e será encerrado na sexta-feira, 24, com o apoio da Unidade Móvel do CCZ, instalada na sede do Distrito de Saúde (Disa) Leste, no bairro Jorge Teixeira, facilitando o acesso da população ao atendimento.

O diretor do CCZ, Rodrigo Araújo, informa que a oferta do serviço no Jorge Teixeira, com 50 procedimentos cirúrgicos diários, faz parte de uma ação que busca priorizar bairros em que há maior registro de casos de esporotricose, zoonose que afeta pessoas e animais, especialmente gatos.

“O CCZ tem a função de controle das doenças que os animais podem transmitir para os humanos. E a castração é uma das melhores formas de fazer o controle epidemiológico das zoonoses. Com menos animais nas ruas, menores são as chances de propagação de doenças. As possibilidades de um animal ser acometido, por exemplo, pela raiva e de transmitir para outros animais, diminuem significativamente. Os gatos têm o hábito de brigar pelo território e até mesmo no acasalamento, às vezes, acabam se machucando com as unhas, o que torna mais fácil a transmissão da esporotricose, que vem se alastrando nos bairros da cidade”, explica Rodrigo.

Além da ação no bairro Jorge Teixeira, o CCZ oferece na rotina de serviço o agendamento de castração de cães e gatos a cada 15 dias no sistema “CCZ Cidadão”, no endereço eletrônico http://ccz.manaus.am.gov.br , com procedimento cirúrgico realizado na sede do CCZ, no bairro Compensa.

“No caso dos cães, o controle populacional por meio da castração também vai reduzir o risco de ter animais na rua rasgando lixo, defecando e causando acidentes de trânsito. O CCZ faz esse trabalho procurando controlar todos esses problemas na cidade e no ano passado foram realizadas aproximadamente seis mil castrações pela Prefeitura de Manaus”, informa Rodrigo.

A dona de casa Fátima Paiva, moradora da comunidade Santa Inês, fez o agendamento de castração para a gata Princesa, de dois anos, na Unidade Móvel no bairro Jorge Teixeira, pensando no cuidado com a saúde do animal.

“Eu já estava atrás do serviço para castrar a minha gata. Quando soube que estavam fazendo de graça aqui, fiz o agendamento. Ela tem o hábito de sair de casa e voltar, e eu dava a injeção para não engravidar a cada três meses. Espero que ela fique mais mansa com a castração e saia menos de casa, porque fico preocupada que seja atropelada, fique doente ou que sofra maus-tratos, já que nem todo mundo gosta de animal”, afirmou Fátima.

Para a castração, o animal, cão ou gato, deve estar saudável, sem pulgas ou carrapatos, e ter mais de seis meses de idade.

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Fotos – Henrique Souza/ Semsa