Prefeitura de Manaus implanta desvio de rede para evitar derrubar comércio construído de forma irregular

03/05/2023 14h02

Prefeitura de Manaus implanta desvio de rede para evitar derrubar comércio construído de forma irregular

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), iniciou, na manhã desta quarta-feira, 3/5, a implantação do desvio de uma linha de tubulação da galeria subterrânea na avenida Maneca Marques, bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul. O serviço ocorre devido à construção irregular de um prédio comercial, instalado em cima da rede de drenagem da prefeitura.

“Tivemos de implantar aproximadamente 30 metros de uma nova rede e ainda isolar e inutilizar a rede antiga. Tudo isso para que não tenhamos de demolir o imóvel. Os reparos e manutenções nas drenagens de águas pluviais precisam ser feitos de forma periódica, mas as construções irregulares têm sido um grande complicador para os avanços na infraestrutura da nossa cidade”, explicou o engenheiro Norman Mendonça, que também é chefe da Divisão de Dragagem e Drenagem da Seminf.

A prefeitura alerta que toda construção no perímetro urbano da cidade de Manaus seja devidamente e previamente comunicada aos órgãos competentes, para que a capital cresça de forma ordenada e, ainda, as residências não sejam demolidas.

“A construção e a ampliação de imóveis de forma irregular, sem o conhecimento da prefeitura, geram muitos transtornos que vão desde o comprometimento da própria edificação até situações mais complexas que atingem diretamente os moradores das comunidades”, alerta o engenheiro.

“A determinação do prefeito David Almeida e do secretário de Obras, Renato Junior, é de atuarmos de imediato para resguardar a vida e a integridade das pessoas, assim que identificados problemas nas redes de drenagem ou até quando a situação influir em alagamentos”, complementou Mendonça.

Os Distritos de Obras realizam diariamente a recuperação de vias, o asfaltamento de ruas e avenidas e ações no sistema de drenagem profunda e superficial.

Em paralelo, o programa “Asfalta Manaus” segue recapeando as ruas da cidade, chegando a mais de 2 mil vias recuperadas na capital.

Texto – Valesca Martins / Seminf

Fotos – Márcio Melo / Seminf