Prefeitura conclui obras de implantação de rede de drenagem no bairro Monte das Oliveiras

15/05/2023 15h48

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), trabalha nesta segunda-feira, 15/5, na conclusão das obras de implantação da rede de drenagem profunda no igarapé da rua Yarapé, localizado no bairro Monte das Oliveiras, zona Norte da cidade.

Inicialmente, a equipe técnica da Seminf realizou um estudo minucioso da situação, uma vez que algumas residências apresentavam a fundação exposta, oferecendo risco na estrutura. Após os estudos, as máquinas entraram com segurança para realizar a implantação de cerca de 40 metros de uma nova rede de drenagem profunda. Retroescavadeiras, escavadeiras hidráulicas e caçambas, iniciaram a implantação da tubulação subterrânea que dará a vazão correta às águas pluviais, sem ameaça à estrutura das casas.

A engenheira responsável pela obra, Márcia Pantoja, afirma que a implantação da nova rede de drenagem vai solucionar em definitivo o problema que afetava a rua Yarapé há anos.

“Assim que recebemos a solicitação, nossa equipe realizou o estudo técnico e iniciou as obras de forma emergencial, já que a situação ameaçava a estrutura das residências. Ao chegarmos aqui, encontramos uma estrutura precária, bem próxima a um igarapé, fazendo com que as águas pluviais escoassem de forma incorreta, provocando muitos transtornos à população. Seguindo a determinação do prefeito David Almeida e do secretário de Obras Renato Junior, fizemos o estudo e elaboramos um projeto de drenagem e já estamos finalizando a implantação da nova rede”, explicou a engenheira.

As equipes da Seminf implantaram 40 manilhas em concreto armado na nova galeria subterrânea, solucionando de forma definitiva a situação.

Os 18 Distritos de Obras executam diariamente serviços como asfaltamento de ruas e avenidas e manutenções no sistema de drenagens profundas e superficiais. Em paralelo, o programa “Asfalta Manaus” segue recapeando as ruas da cidade, chegando à marca de 2.009 vias recuperadas na capital.

Texto – Valesca Martins / Seminf

Fotos – Márcio Melo / Seminf