Prefeitura de Manaus expõe 10 trabalhos científicos no 9º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária

Por Prefeitura de Manaus

21/11/2023 17h08

Icone audio
#paratodosverem Servidpres da Visa Manaus

A Prefeitura de Manaus, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está participando do 9º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (Simbravisa), evento que se estende até o dia 24/11, em João Pessoa (PB). Dez trabalhos científicos elaborados por servidores da Visa Manaus, que mostram iniciativas bem-sucedidas realizadas pela vigilância sanitária municipal nos últimos anos, foram selecionados para exposição no simpósio.

Organizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), o encontro tem o objetivo de fomentar o diálogo e a troca de experiências e conhecimentos entre órgãos de vigilância sanitária de todo o País. A programação inclui cursos, oficinas, discussões temáticas, painéis, rodas de conversa e conferências.

O evento também destaca o trabalho dos profissionais de vigilância sanitária no enfrentamento à pandemia da Covid-19, entre os anos de 2020 e 2022, quando as ações de monitoramento e prevenção de riscos sanitários adquiriram uma importância ainda maior para a saúde e bem-estar dos brasileiros.

Para o diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, a quantidade de trabalhos de servidores no evento demonstra o apoio da Prefeitura de Manaus à qualificação das atividades do órgão.

“A Visa Manaus, sob a orientação do prefeito David Almeida, tem se pautado pela intensificação do trabalho educativo, tanto no sentido de estimular a formação e o aperfeiçoamento acadêmico de seus servidores, quanto nas várias ações realizadas junto a supermercados, feiras, cafés, lanches e eventos de massa, entre outros segmentos, onde nossos fiscais orientam comerciantes e o público sobre as boas práticas sanitárias”, explicou.

Os trabalhos selecionados para exposição no 9º Simbravisa refletem a abrangência e a diversidade dessas ações: da elaboração de uma cartilha para orientar o trabalho de batedores de açaí ao uso de ferramentas de dashboard para trazer maior eficiência à gestão, passando pelos esforços preventivos na pandemia, a vigilância sanitária municipal agrega diversas experiências exitosas às discussões do simpósio.

Serviço

A população pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com.

— — — 

Texto – Renildo Rodrigues / Semsa

Fotos- Divulgação / Semsa