Prefeitura apresenta estratégias de combate à hipertensão em webinário do Ministério da Saúde

17/05/2023 15h38

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), apresentou as estratégias desenvolvidas pelo município no enfrentamento da hipertensão em um webinário promovido pelo Ministério da Saúde, na manhã desta quarta-feira, 17/5. Realizado no Dia Mundial da Hipertensão, o encontro on-line reuniu profissionais e gestores de todo o país para discutir ações de promoção e prevenção da hipertensão arterial no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS).

Com o tema “O papel da APS na prevenção e controle da Hipertensão Arterial Sistêmica”, o webinário teve a participação da diretora de Atenção Primária da Semsa, Sonja Farias, e da gerente de Condições Crônicas, Lilian Paula Lima. Elas apresentaram um panorama da atenção básica em Manaus e destacaram as ações de prevenção e combate à hipertensão conduzidas pela gestão municipal.

Em sua apresentação, Sonja apontou os desafios da atenção primária na capital amazonense, que conta com uma população de 2.255.903 habitantes, conforme dados do IBGE de 2021, concentrada em sua maioria na área urbana. A diretora destacou a experiência da Semsa em levar atendimento a regiões ribeirinhas e rurais de Manaus, por meio de duas UBS fluviais da secretaria.

“É um leque de profissionais que vai levando ações de saúde às populações que têm maior dificuldade de acesso. Nossas equipes da Estratégia Saúde da Família lutam para chegar próximo do usuário e ofertar saúde. E em se tratando de hipertensão isso é importante, considerando os problemas e sequelas que podem decorrer dessa condição”, apontou.

Lilian Paula enumerou as estratégias da rede municipal voltadas à hipertensão, entre elas a busca ativa feita por telemonitoramento, a qualificação dos profissionais por meio da Escola de Saúde Pública de Manaus (Esap) e o fortalecimento de práticas integrativas, como meditação e relaxamento, nas unidades de saúde.

“Nas nossas agendas, 70% dos atendimentos são demandas das condições crônicas, e todo usuário hipertenso tem essa porta aberta na atenção básica”, acentua a gerente. Segundo Lílian, o atendimento abrange não apenas a receita, mas também a estratificação de risco, solicitação de exames, encaminhamento do paciente, incentivo à atividade física e à alimentação saudável.

A importância do acompanhamento foi um dos pontos levantados no encontro, e Sonja Farias assinalou o emprego da tecnologia na busca ativa e monitoramento de usuários hipertensos na atenção básica na Semsa Manaus, por meio do Departamento de Inteligência de Dados.

“Hoje, a gente sabe quem está na rede que não teve consulta, não teve aferição de pressão ou solicitação de hemoglobina glicada, e com isso consegue direcionar os esforços da nossa equipe aos usuários que realmente devem ser alvo de busca ativa e verificação de registros”, disse a diretora.

Participaram do webinário também a coordenadora-geral de Prevenção às Condições Crônicas na APS do Ministério da Saúde, Gilmara Santos; a assessora técnica do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Maria José Evangelista; e coordenadora da Unidade Técnica de Determinantes da Saúde, Doenças Crônicas Não Transmissíveis e Saúde Mental da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Elisa Prieto.

Além da Semsa Manaus, o encontro on-line teve representantes das secretarias municipais de Saúde do Rio de Janeiro (RJ) e de Limoeiro do Norte (CE). O registro do webinário está disponível no Youtube, com acesso pelo link https://www.youtube.com/watch?v=F0zLD1lqMSU.

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa