Prefeitura finaliza serviços de concretagem da calçada no entorno da lagoa do Japiim

10/11/2022 13h06

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), avança nos trabalhos de requalificação da lagoa do Japiim, na zona Sul da capital. Nesta quinta-feira, 10/11, as equipes atuam na revitalização da calçada no entorno da lagoa.

No total, 40 homens trabalham nas obras de revitalização da lagoa, que hoje recebe aplicação de concreto usinado em todo o calçamento externo. De acordo com o subsecretário municipal de Serviços Básicos da Seminf, Efraim Aragão, a antiga estrutura da calçada foi retirada e agora um novo pavimento, com espessura de 10 centímetros, é feito para garantir maior segurança aos pedestres.

“Isso tudo faz parte da requalificação da lagoa do Japiim, onde o prefeito David Almeida tem exigido bastante celeridade e qualidade nos serviços, para dar à população locais onde as pessoas possam usufruir como ponto turístico e de lazer. Aqui é um lugar bastante frequentado, principalmente pelos moradores, como ponto de caminhada, por esse motivo, o prefeito David e o secretário de Obras, Renato Júnior,  determinam que possamos trazer infraestrutura com segurança e conforto a todos”, afirmou Aragão.

Um caminhão betoneira auxilia na aplicação de 40 metros cúbicos de concreto para a execução do serviço que será finalizado ainda nesta quinta-feira. A Seminf trabalha ao longo de mais de um mês na lagoa do Japiim, com atuação concluída da implantação de 18 metros de tubulação no sistema de drenagem e colocação de um extravasor (dispositivo de segurança utilizado para escoar a água), já que a lagoa apresentava um alto nível de água, provocando erosões no entorno.

Após a finalização da concretagem da calçada, a Seminf vai dar continuidade aos serviços de requalificação da lagoa do Japiim, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e a empresa Águas de Manaus.

Texto – Mariana Rocha / Seminf
Fotos – Divulgação / Seminf