Prefeitura de Manaus vai entregar mais três feiras reformadas e modernizadas em até 90 dias

17/05/2023 12h56

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), vai entregar três feiras em até 90 dias: a feira do bairro da Paz, na zona Centro-Oeste; a feira Polivalente, no bairro Japiim, na zona Sul, e mercado Carneiro da Mota, bairro Morro da Liberdade, zona Sul. Os espaços estão sendo totalmente revitalizados e reformados, com as obras em processo de finalização.

As feiras estão recebendo novos telhado, piso, rede elétrica e hidráulica, setorização, boxes amplos com novos revestimentos, banheiros com acessibilidade, identidade visual mais moderna e a humanização dos espaços com condições de trabalho digno. Nesta quarta-feira, 17/5, os três espaços recebem reforços de mão de obra, com 60 trabalhadores realizando a reforma desses locais.

As reformas estão acontecendo por meio de convênio firmado entre a Prefeitura de Manaus e o governo do Estado, que destinou cerca de R$ 25 milhões para reforma de 30 feiras e mercados na capital. Outros cinco mercados e feiras estão sendo reformados com recursos do Tesouro municipal ou por meio de emendas parlamentares. A revitalização de feiras e mercados faz parte do projeto “Mais Manaus”, em uma ação inédita.

De acordo com o titular da Semacc, Wanderson Costa, o ano de 2023 é de realização, conclusão e entrega de feiras e mercados, o trabalho tem avançado e até o fim do ano mais espaços reformados serão entregues à população.

‘Estamos só no começo das entregas, temos em média 30 espaços em obras para serem concluídos com estruturas modernas, seguras e humanizadas. A determinação do prefeito David Almeida é para acelerarmos as obras, e estamos cumprindo. Já entregamos cinco espaços, mais três serão entregues nas próximas semanas e, no decorrer do ano, muitos outros. Os trabalhos de reforma seguem em ritmo satisfatório, trabalhamos sem retirar os permissionários dos locais, isso requer mais tempo e cuidados redobrados na execução das obras”, explicou Costa

Obras concluídas

O primeiro espaço revitalizado e entregue a permissionários e clientes foi a feira municipal do Parque 10, na zona Centro-Sul. O local ganhou forro, novas instalações, banheiro para Pessoas com Deficiências (PcDs) e pintura moderna. A feira atende a 26 permissionários, gera mais de 70 empregos diretos e cerca de 300 indiretos.

Já o mercado municipal Dr. Jorge de Moraes, no bairro Educandos, zona Sul, o segundo espaço entregue totalmente revitalizado, ganhou reforma na cobertura do prédio, no revestimento, piso, troca de esquadrias, aparelhos e metais, pintura interna e externa e comunicação visual moderna. O espaço, que atende a 18 permissionários, estava há quase 20 anos sem receber nenhuma reforma.

A feira do Quarentão, localizada na estrada da Estanave, bairro Compensa, zona Oeste da cidade, foi a terceira entrega e está totalmente revitalizada. A obra é resultado da parceria entre a Prefeitura de Manaus e o governo do Estado. O local possui 28 boxes e 49 bancas destinadas aos 77 permissionários, numa área construída de 415 metros quadrados

O bairro São Francisco, também já tem sua feira reformada, a nova feira do São Francisco, que recebeu reforma geral da cobertura, piso, do sistema de drenagem, instalações elétricas, banheiros com acessibilidade, novas esquadrias, além de pintura e modernização total do espaço, que tem aproximadamente 836 metros quadrados, com 48 permissionários que trabalham com frutas, verduras, lanches, roupas, entre outras atividades. O local foi a quarta entrega.

Na sequência, a feira municipal do Japiim, também conhecida como “União da Feira Coberta do Japiim II”, com área total de 873 metros quadrados, recebeu o telhado, forro, banheiros com acessibilidades, iluminação nova, revitalização dos boxes, piso e identidade visual moderna. O espaço foi todo revitalizado, além do embelezamento da parte externa, com a instalação de um jardim e a reforma do complexo da feira do Japiim, onde comporta mais seis boxes, além de uma parada de ônibus, que foi reestruturada.

Texto – Polyana Brelaz / Semacc
Fotos – Gildo Smith / Semacc