Prefeitura de Manaus trabalha nas obras do anexo da feira do Japiim

20/03/2023 16h11

A Prefeitura de Manaus iniciou, nesta segunda-feira, 20/3, as obras de reforma no complexo da feira do Japiim, na avenida Rodrigo Otávio Jordão Ramos, s/nº, onde aproximadamente seis boxes, além de uma parada de ônibus, estão sendo totalmente reestruturados. As equipes Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) trabalham nas trocas de esquadrilhas, telhados, janelas, portas, pinturas e fazem a reforma da parada de ônibus que fica no mesmo perímetro.

O complexo fica do lado oposto à feira e, há mais de 30 anos, não recebia reforma e nem manutenção. A parada de ônibus, uma das principais da via, recebe melhorias na infraestrutura de ferro, reforma do telhado, bancos, piso e nova pintura.

De acordo com o secretário da Semacc, Wanderson Costa, as obras da feira já estão bem adiantadas, internamente os permissionários já trabalham em uma área mais salubre, mais moderna e bem mais clara, já as obras do anexo estão sendo intensificadas, para que tudo seja entregue no menor tempo possível.

“Estamos empenhados em concluir mais essa obra. Não suspendemos as atividades da feira, pois é daqui que os permissionários vivem. E, fazer reforma com a circulação de pessoas, requer ainda mais cautela, daí as obras ficam mais lentas. De qualquer forma, já estamos na fase de conclusão, depois do anexo, a obra estará 100% concluída, a população vai gostar, temos certeza, o local está com outro aspecto. A gestão do prefeito David Almeida tem um compromisso muito grande em entregar essas obras com qualidade”, concluiu o secretário.

Trabalhando há mais de 30 anos no anexo principal da feira do Japiim, o permissionário Francisco Sales Pereira relatou que tudo tem melhorado, inclusive o fluxo de clientes.

Há mais de 30 anos, trabalho aqui, criei meus filhos sendo permissionário, hoje todos estão encaminhados, graças a Deus.  Nunca foi fácil trabalhar na feira, sempre foi um lugar meio que abandonado, escuro, posso até dizer feio mesmo.  Agora, tudo está mudado e, apesar de estar perto de me aposentar, pois sempre paguei INSS, não quero sair daqui, ainda mais agora que está claro, bonito e com a cara de limpo, e o melhor de tudo: a clientela tem crescido muito”, disse o permissionário.

A feira municipal do Japiim, também conhecida como “União da Feira Coberta do Japiim 2”, foi inaugurada na gestão do então prefeito Jorge Teixeira, em 1971, e possui área total de 873 metros quadrados. O local gera quase cem empregos diretos e indiretos e possui 66 permissionários, atuando em diversas atividades, entre venda de peixe, carne, hortifruti, estivas e refeições em geral.

Texto – Polyana Brelaz/Semacc

Fotos – Gildo Smith/Semacc