Prefeitura de Manaus reinaugura escola no bairro Vila da Prata que atende mais de 600 alunos

10/05/2023 18h53

O prefeito de Manaus, David Almeida, reinaugurou na tarde desta quarta-feira, 10/5, a escola municipal Joaquim Gonzaga Pinheiro, localizada no bairro Vila da Prata, zona Oeste. A unidade de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que atende mais de 600 alunos do 1º ao 9º do ensino fundamental, aguardava por uma reforma havia 20 anos.

Segundo Almeida, a reestruturação das escolas municipais demonstra o compromisso com a qualidade educacional.

“Nós estamos transformando Manaus, estamos transformando a estrutura física de todas as escolas municipais, para que o aluno tenha motivação de entrar em um ambiente totalmente moderno e ampliado. Entramos para transformar as escolas e, a partir do ano que vem, do 6º ao 9º ano, esta escola será de tempo integral. Estamos investindo tudo para transformar os nossos alunos nos melhores alunos do Brasil, e tornar nossa educação referência”, assegurou.

No prédio foi realizada a substituição das instalações elétricas, das luminárias, forro, louças e dos revestimentos. E também foram feitas pintura geral, troca da cobertura, paisagismo, ampliação, execução de abrigo de gás, instalação de coifa na cozinha, instalação do botão do pânico, grade de contenção e drenos dos condicionadores de ar.

A unidade terá agora duas quadras de areia, um espaço para armazenar materiais pedagógicos e de limpeza, sala de multiuso e passarela de acessibilidade, além da sala de recursos, para atender estudantes da educação especial.

A titular da Semed, professora Dulce Almeida, explica que a atual administração tem dado condições para que os educadores desenvolvam um trabalho de excelência dentro das salas de aulas.

“Além desta nova escola, nossos alunos terão as aulas de reforço que os pais tanto sonharam. Estamos oferecendo isso, horário estendido, trazendo cada vez mais melhorias, porque assim nós vamos ter os melhores resultados”, completou a secretária.

A escola possui dez salas de aulas, salas de coordenação pedagógica e dos professores, secretaria, diretoria, biblioteca, Centro de Tecnologia Educacional (CTE), quadra esportiva e banheiros para Pessoas com Deficiência (PcDs).

Muito emocionada, a professora do 4º ano, Lucilene Freire, contou a história dela com a unidade de ensino, onde estudou e leciona há 26 anos.

“Hoje é um dia de muita alegria, estou muito emocionada. Eu leciono aqui há 26 anos e nunca vi uma reforma tão bem feita como esta. Além de ser professora, também fui aluna daqui e minha mãe merendeira, então minha relação é de muito amor por este espaço e, agora, de gratidão pelo olhar que o prefeito David e a secretária Dulce tiveram com a nossa comunidade”, declarou a professora.

Texto – Beathriz Torres / Semcom e Divulgação / Semed

Fotos – Dhyeizo Lemos e Aguilar Abecassis / Semcom