Prefeitura de Manaus reforma campo da Luzitânia no bairro Crespo

29/01/2023 13h14

Luiz Antônio, 42 anos, agora pode sonhar com partidas de futebol bem-sucedidas no campo da Luzitânia. O tempo de jogar bola com a água acima do joelho ficou para trás. É que a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), trabalha instaurando um sistema moderno de rede de drenagem no local que marcou a história de gerações de moradores do bairro Crespo, na zona Sul.

“Eu cresci jogando bola nesse campo, participando dos torneios e campeonatos. Hoje, tenho filhos e sobrinhos e minha diversão é outra, a de trazer a criançada para se divertir, vê-los jogando uma ‘pelada. O melhor é que o campo é tão conhecido que vem gente de fora para assistir e para jogar”, afirmou Luiz Antônio.

Nem sempre os anos frequentando o campo da Luzitânia foram repletos de alegria. Luiz relata que os frequentadores já passaram por maus bocados. “Enfrentamos muitas dificuldades com os alagamentos. Em períodos de chuva, como esse de agora, toda essa área alagava, dava até para andar de canoa. Foram 21 anos de espera por uma revitalização”, contou.

A Prefeitura de Manaus, por meio da Seminf, iniciou os trabalhos na segunda metade do mês de janeiro com pintura, substituição do gradil e escavação do solo.

O secretário de Obras, Renato Junior, vistoriou a obra pela segunda vez na quarta-feira, 25/1, e anunciou a implantação de três tipos de drenagem em formato de escama de peixe no campo. “É um feito inédito na cidade de Manaus”, ressaltou.

“Nenhum campo comunitário havia recebido, ainda, esse trato da prefeitura, esse cuidado com o dreno da água. Estamos implantando tecnologia de ponta, conforme determina o prefeito David Almeida. Não tem mais porquê interromper as partidas em dias de chuva. Alagamento não vai mais existir aqui”, assegurou.

O campo, de 60 metros de largura por 90 metros de fundo, receberá 250 metros cúbicos de areia. O espaço está previsto para ser entregue à população dentro de 120 dias.

“Agora, sim, vamos poder jogar sem água acima do joelho. Isso é uma bênção! Meu filho e eu estamos ansiosos pela conclusão das obras”, comemora Luiz.

Fiscais da obra

Outro morador, Paulo Nascimento, de 42 anos, também frequenta de forma assídua o campo da Luzitânia. Ele faz questão de todos os dias, acompanhar de perto os serviços que a prefeitura iniciou no local.

“Eu jogo bola nesse campão desde quando eu era adolescente, já faz muito tempo. O povo daqui tem muita história para contar. Aqui, realizamos os campeonatos infantil, juvenil, master e principal, os festivais folclóricos, bandas e blocos de carnaval”, relata.

O campo da Luzitânia é mais um investimento desportivo feito pela Prefeitura de Manaus, que trabalha com a meta de possibilitar uma infraestrutura de qualidade e o fácil acesso à prática esportiva, como fomento à saúde e qualidade de vida para a comunidade da zona Sul.

Texto – Rayana Coutinho / Seminf

Fotos – Rayner Souza / Seminf